Japoneses anunciam internet via corpo humano No ratings yet.


23/03/2005

A Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) anunciou nesta quarta-feira, 23, a criação da primeira rede de comunicações que usa o corpo humano como condutor de dados. A Humana Área Network (HAN) funciona a partir de um dispositivo chamado RedTacton, que aproveita os campos elétricos existentes na superfície da pele para transmitir informações à velocidade de 2 Megabits por segundo, quase 50 vezes superior à dos acessos por linha discada.

“Campos elétricos existem por toda a parte. Alguém equipado com um sensor pode trocar dados com outra pessoa que carrega o mesmo instrumento, por meio de um simples aperto de mão”, esclarece Toshiaki Asahi, pesquisador da NTT.

A título de curiosidade, Asahi diz que pelo RedTacton um casal pode, por exemplo, trocar arquivos de músicas e vídeos enquanto faz sexo ou fazer o download de músicas enquanto dança.

A tecnologia poderá ser uma alternativa à Bluetooth ou WLAN, para distâncias curtas. Asahi acredita que, se tudo der certo, a HAN será lançada em 2006, com aplicações que incluem ferramentas de segurança e identificação.

Da Agência Estado

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *