iTunes oferecerá suporte para podcast


27/05/2005

Num prazo de 60 dias, a loja virtual iTunes começará a oferecer suporte gratuito para a criação de podcast. A promessa foi feita por Steve Jobs, presidente da Apple, durante a D: All Digital Things, conferência sobre tecnologia promovida pelo Wall Street Journal.

Podcast é atual coqueluche da internet. Basicamente, é um arquivo de áudio, contendo voz e música, em formato MP3, que pode ser transferido para um computador ou um player digital, sem interferência do dono e nos momentos ociosos da máquina. É uma opção aos programas das rádios comerciais.

A mania está crescendo. Pesquisa do grupo Pew Internet and American Life Project mostrar que 39% dos adultos, entre 20 e 29 anos, nos Estados Unidos, estão fazendo o download de podcasts. Isso significa que mais de seis milhões de norte-americanos estão aderindo à moda.

O termo Podcast (junção de iPod com “broadcast”, que em inglês significa transmissão de rádio ou TV) surgiu pela primeira vez num artigo de fevereiro de 2004, no jornal britânico The Guardian, asinado pelo jornalista Ben Hammersley.

O mais interessante no Podcast é que ele permite a distribuição de conteúdo multimídia para qualquer aparelho (computadores, celulares, PDAs), sem a necessidade de servidores específicos, usando apenas a linguagem padrão da Web. De simples diversão, a novidade pode se transformar em um meio para ganhar dinheiro.

Adam Curry, ex-VJ da MTV e adepto da mania, chega a dizer que o Podcast pode matar o modelo de rádio comercial. “A nova geração não ouve rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu MP3 player e seu Xbox, onde o Podcastd tem lugar garantido”, ele acha.

Agência Estado

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.