Investimentos em publicidade migram do offline para o online

27/04/2009

De acordo com um levantamento feito pela agência britânica ZenithOptimedia, o mercado mundial de publicidade deve registrar uma queda de 6,9% em 2009, para 453 bilhões de dólares (cerca de 989 bilhões de reais). O único meio que vai registrar aumento da receita publicitária é a internet, com previsão de crescimento de 8,6%.

Apesar disso, segundo dados da consultoria britânica ZenithOptimedia, o mercado mundial de publicidade deve cair cerca de 7% em 2009, para 453 bilhões de dólares (cerca de 989 bilhões de reais). Entretanto, a consultoria mostra a publicidade na internet deverá crescer 8,9%, o que deve gerar um faturamento de mais de US$ 54 bilhões.

A internet é uma das ferramentas mais usadas no mundo inteiro. De olho nesse mercado, é cada vez maior a procura das grandes empresas para anunciarem na mídia eletrônica. Essa procura segue uma tendência que se mostra natural no mercado publicitário.

Uma pesquisa realizada pela European Interactive Advertising Association indica que 70% dos anunciantes vao aumentar seus investimentos na publicidade online em 2009. E as verbas estao migrando da midia tradicional. 46% dos anunciantes disseram que estao tirando das revistas, 37% da TV e 32% dos jornais. Ainda segundo a pesquisa 47% dos participantes declararam que a midia online desempenha papel cada vez mais importante na estrategia de publicidade – acima dos 38% que responderam dessa maneira no ano passado.

Segundo a ZenithOptimedia, o aumento dos gastos com a publicidade na internet se deve, em boa parte, à migração dos leitores da imprensa tradicional para a on-line.

As razões para a migração dos investimentos publicitários dos meios offline para a internet podem ir além disso. O crescimento cada vez mais significativo  do número de usuários de diferentes classes sociais e a própria crise econômica mundial são motivos que levam os anunciantes de todo mundo a optarem pela internet coo alternativa publicitária, afinal com a publicidade através da internet é possível "atingir" um público cada vez maior com investimentos muito inferiores aos dos outros veículos.

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