Internet viabiliza projetos para pessoas com deficiência


03/02/2005

A Rede SACI (USP) acaba de lançar o site Telecentros para Tods. Com versão em português e espanhol, nele são encontradas informações e ferramentas para favorecer a inclusão digital das pessoas com deficiência. A iniciativa surgiu a partir do reconhecimento de que a utilização de telecentros contribuiria para a capacitação profissional e inclusão destes internautas.

O Brasil possui 24,5 milhões de deficientes e a inclusão digital destas pessoas tem como principal instrumento os telecentros, locais onde são disponibilizados computadores para o uso público, principalmente por parte das pessoas que não têm condições de possuir o equipamento em casa. Porém, por falta de tecnologia e informação, as pessoas com deficiência ficam a margem desse processo de inclusão.

Pensando nisso, o Telecentro para Tods disponibiliza leituras de referência e informações para capacitar os monitores a receber pessoas com deficiência nos telecentros comunitários. Além da capacitação, o novo site conta com programas que garantem a acessibilidade do computador a partir do uso de softwares livres como leitores de tela e otimizadores de uso do mouse.

Veja mais informações sobre o projeto, clicando aqui.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.