Internet: uma ferramenta de negócios, marketing, amor e caridade

15/12/2008

A criação publicitária normalmente surge a partir de um briefing, dos objetivos do anunciante. E também na maioria das vezes, datas especiais influenciam e enriquecem a criatividade dos publicitários. O Natal é uma dessas datas. Ou talvez seja a principal delas, afinal é uma das datas de maior faturamento do comércio.

A Coca-Cola estreou em fins de novembro a sua nova campanha de Natal. Com o tema “Presenteie o mundo com o seu melhor”, a ação inspira atitudes simples e positivas no dia-a-dia. Essa mensagem será transmitida com diferentes abordagens do tema, por meio de um plano de comunicação integrado, construindo a proposta do “Lado Coca-Cola do Natal” entre todos os públicos.

A campanha tem um filme para TV, materiais para ponto-de-venda, embalagens com rótulos decorados e as tradicionais Caravanas de Natal promovidas pelos fabricantes da Coca-Cola Brasil, e levará até o público a magia que é esperada nessas comunicações da marca no Natal.

Criado pela agência Ogilvy Argentina e adaptado pela McCann Erickson Brasil, o filme “Estrela Cadente” valoriza o potencial transformador das pequenas ações. No roteiro, Papai Noel lança aos céus a estrela de Natal e contagia o mundo com sua magia. Após ser "atingida", uma menina ajuda o irmão com os braços engessados a beber sua Coca-Cola, enquanto outra usa o próprio lenço para ajeitar a posição de uma pequena árvore que corria o risco de se quebrar.

A campanha ‘Presenteie o mundo com o seu melhor’ é muito feliz no conceito e na execução. A mensagem transmite a idéia de que atitudes simples e positivas ajudam a fazer o mundo um pouco melhor. O filme traz uma poderosa mensagem de valorização do espírito humano, ao invés da usual troca de presentes, e ainda faz uma referência à importância do cuidado com o planeta.

Na internet as ações assumem um formato mais irreverente para incentivar o público jovem a se engajar na idéia de “presentear o mundo com o seu melhor”. No site da Coca-Cola, o internauta poderá presentear, sem pagar nada é claro, amigos e familiares com desejos de felicidade, paz, amor, saúde e sorte. A ação, que tem criação assinada pela Gringo e planejamento de mídia online pela JWT Brasil, também estará presente no Orkut e no MSN.

Também ótima é a ação de Natal criada pela agência Mkt Virtual, onde desafia internautas a encontrar  o "vídeo secreto do Papai Noel". O prêmio para quem descobrir será um site completo e caprichado para doar a uma instituição sem fins lucrativos. A ação se concentra basicamente no YouTube.

A brincadeira funciona através de links existentes no próprio videoclipe principal, disponível no canal www.youtube.com/noelsediverte. Alguns links mandam o internauta para outros vídeos do Papai Noel, onde é possível ver ele na praia, por exemplo. Mas a grande maioria desses links é falsa e leva os participantes para a famigerada "Dancinha do Noel", baseada em um engraçado clipe dos anos 80.

A campanha marca a mensagem positiva da empresa para seus clientes, o que fica claro nas letras das músicas dos clipes. Para a agência certamente o objetivo principal é interagir com clientes e criar uma imagem positiva. Pois consegue, até porque a causa disso envolve caridade proporcionando aos internautas a possibilidade de ajudar a quem precisa ao mesmo tempo em que se divertem. Quer imagem mais positiva do que essa?

"Queremos que as pessoas participem da ação principalmente pelo desejo de ajudar alguém. Se conseguirmos isso, teremos cumprido nosso objetivo", comenta Ludmilla Rossi, diretora criativa da Mkt Virtual.

O hot site da campanha pode ser acessado aqui.

Outra história de Natal
A Enken, uma das principais agências de mídia digital do País, desenvolveu o site da campanha Natal Presente, idealizada pelo D’Avó Supermercados e pela TV Diário, afiliada da TV Globo na região do Alto Tietê, interior do Estado de São Paulo. O objetivo é incentivar o espírito solidário nos consumidores da rede de supermercados e assim transformar a vida de 3.300 crianças, indicadas pelos Fundos Sociais das cidades da região. Os dados das crianças, como nome, idade, tamanho de roupas e calçados, correspondem a cada uma das bolas vermelhas que podem ser vistas em árvores de Natal disponíveis nas unidades dos supermercados D´Avó e no site da campanha. Os consumidores que participam da ação “adotam” uma ou mais crianças e enviam a esses pequenos brasileiros kits contendo brinquedos, peças de roupas e calçados. As “adoções” também podem acontecer através do site www.natalpresente.com.br, totalmente desenvolvido pela Enken e apadrinhado por Maurício de Sousa e sua Turma da Mônica. Além de ter acesso às crianças que ainda não foram escolhidas, o internauta pode acompanhar a quantidade de “adoções” e obter mais informações sobre a campanha e seu funcionamento.

Além disso, agora há um blog. “Pensamos em uma ferramenta para promover ainda mais interação e participação de cada um dos consumidores do D’Avó na campanha. Temos recebido diversos depoimentos. É extremamente recompensador ter a certeza de que estamos atingindo o objetivo maior, que é despertar o espírito solidário nas pessoas”, conta David Reck, diretor da Enken. Além disso, o executivo alerta para o fato de que o Blog ficará ativo durante todo o ano o que reforçará o espírito da campanha, além de aproximar o relacionamento com os clientes participantes.

Nota 10 para a Ogilvy, McCann Erickson, Mkt Virtual e para a Enken.

O outro lado
Enquanto isso nos Estados Unidos, para driblar as negativas dos pais quanto à compra de brinquedos caros (de US$ 100 ou mais), crianças americanas estão vendendo bonecas, jogos e carrinhos para conseguir ter o presente dos sonhos. Com a ajuda dos pais, elas fazem as ofertas na internet e tentam conseguir dinheiro para comprar a nova boneca ou carrinho dos sonhos.

Em sites de classificados, como o Craiglist, e de leilões, como eBay, o número de ofertas de brinquedos, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, bonecas e seus inúmeros acessórios, cresceu muito com a proximidade dos feriados de final de ano. No Craiglist, dobrou o total de ofertas na categoria “jogos/brinquedos à venda”, pulando de 190.157 ofertas no Natal do ano passado para 396.197 neste ano.

No eBay, mais de 3.600 brinquedos usados estavam disponíveis no dia 2 de dezembro e mais de 2.000 já haviam sido vendidos. “As crianças são espertas. Ao ouvirem apenas ‘não’ de seus pais, procuraram uma forma alternativa de conseguir comprar o presente de Natal”, disse Cat Schwartz, diretor do eBay, ao WSJ.

O espírito natalino parece ter sido definitivamente substituído pelo espírito empreendedor mesmo nas crianças. Crianças são o reflexo dos pais. E os pequeninos americanos aprendem desde cedo a serem "expertos". Em muitos casos, são os próprios pais que consideram uma boa idéia vender os brinquedos que não são mais usados. Muitos consideram uma boa forma de ensinar a criança a administrar os seus pequenos bens. Os brinquedos mais antigos – e com menor valor de mercado –, os pais sugerem ser enviados para doação. Os itens mais novos ou especiais – e melhor valorizados no mercado – devem ser vendidos.

Ao contrário das campahas criadas por agências brasileiras (e da Argentina também), atitudes como essas é que deturparam completamente o significado do Natal. Hoje, as pessoas e também as empresas, de uma forma geral, pensam apenas em comprar e vender, respectivamente. É por essas razões, inclusive, que vemos previsões muito otimistas de aumento nas vendas online. Que ótimo que a internet se afirma como um veículo poderoso de negócios e marketing. Mas é ótimo também que ações inteligentes como as que citamos possam colaborar em ensinar atitudes positivas e caridosas às pessoas e principalmente aos pequenos.

Em tempos de Natal, saudamos a evolução da internet e os resultados que ela pode proporcionar às empresas. Mais do que isso, podemos ver também que a internet pode ajudar a melhorar o mundo.

Ricardo Prates Morais é diretor e consultor da agência emarket e editor do blog Publicidade na Web.

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