Internet tem inflação de 1,25% em maio


19/05/2006

Revertendo a seqüência de dois meses de resultados negativos, o índice de inflação virtual “e-flation”, medido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), apontou alta de 1,25% nos preços online no mês de maio.De acordo com o relatório da instituição, telefonia foi a categoria que mais contribuiu para a alta, registrando variação positiva de 15,72%. Também registraram inflação as divisões de livros (+3,43%), viagens e turismo (+2,77), produtos para casa (+1,67%), eletroeletrônicos (+1,60%) e brinquedos (+0,89%).

De acordo com Luiz Paulo Fávero, coordenador do estudo, o Dia das Mães favoreceu o resultado positivo, embora não necessariamente significado que os preços dos produtos subiram neste início do mês. “O índice pode ser interpretado como um indicador dos produtos que estão menos suscetíveis a queda de preços no período. Como o mês de maio tradicionalmente apresenta crescimento na demanda de certos produtos, os varejistas, sabendo do aumento na demanda e na concorrência, podem não ter baixado os preços”, destaca.

O especialista apontou ainda que a variação dos produtos que compõem a cesta de produtos também pode ter influenciado nos resultados. A inclusão de um telefone celular de maior valor, por exemplo, pode ter influenciado para o e-flation positivo, diz o especialista.

Por outro lado, registraram deflação as categorias de perfumaria (-6,05%), linha branca (-2,73%), informática (1,62%) e brinquedos (-0,40%). Na cesta composta apenas por automóveis, houve uma inflação de 0,42% no mês de maio.

De acordo com o Provar, nos últimos 12 meses, o e-flation contabiliza uma deflação de 5,71%. No ano de 2006, o resultado é inverso, e o índice apura variação positiva de 0,54%.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.