Internet se consolida como veículo de massa

07/12/2007

Só em 2007, a venda de PCs atingiu a marca de 10,1 milhões no Brasil. Pesquisa realizada pelo Datafolha este ano para a agência F/Nazca surpreendeu e apontou 60 milhões de internautas no país. Outro estudo divulgado pelo Ibope//NetRatings, entretanto, confirmou 39 milhões de pessoas conectadas à rede, seja de casa ou do trabalho. Independente das fontes, os números acima mostram, portanto, o aumento da inclusão digital no país e a consolidação da Web como veículo de massa. Preços mais acessíveis e maior acesso da classe C neste mercado são apontados como os principais fatores explicativos para tal impulsão.

O consumidor considerado pertencente à esta classe é aquele cuja renda mensal e familiar é de R$ 1.370. Para a Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, esse contingente representa 40% da população brasileira. A penetração da Internet nas casas destes consumidores passou de 14%, em 2002, para 25% registrados no ano passado. Segundo o Datafolha, esse número chega aos 40%.

Em geral, os itens mais procurados no acesso à Internet são respectivamente o enviar e receber e-mails e as pesquisas pessoais. Entretanto, o maior salto é referente ao uso dos comunicadores instantâneos no mundo virtual. Quase metade da Classe C é adepta ao serviço.

Os anunciantes também estão antenados nesta tendência. O Mídia C@fé, realizado neste mês no Rio de Janeiro, repercutiu o tema. A convergência das mídias tem oferecido novas possibilidades para a mira das agências. "Temos que utilizar os variados meios para chegar a esse público. A classe C tem o mesmo interesse e conhecimento que A e B e está acessando cada vez mais a Internet e antenada nas ferramentas de tecnologia", disse Adriana Knackfuss, responsável pela Mídia Online da Coca-Cola.

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