Internet provoca pânico na mídia tradicional


3/11/2005

As mudanças operadas pela internet no mundo da informação estão enlouquecendo as grandes empresas de mídia. A afirmação é de Sir Martin Sorrel, presidente-executivo do WPP, segundo maior grupo mundial de publicidade.

Em recente palestra promovida pelo Internet Advertising Bureau, Sorrel disse que a queda na circulação, audiência e receita dos grandes conglomerados de mídia provoca medo e ansiedade.

“A maioria dessas empresas, a nossa inclusive, são dirigidas por homens de 50 e 60 anos que têm dificuldade para compreender a transformação, e que na verdade preferem que ela não aconteça enquanto estiverem no comando”, ele declarou.

Sorrel cita como exemplo do pânico as aquisições “desnorteadas” feitas pela News Corporation, do bilionário australiano Rupert Murdoch. Só no começo do ano, a News investiu cerca de US$ 1,3 bilhão na aquisição da Intermix Media, controladora da MySpace.com, do site de jogos IGN Entertainment e do grupo de esportes online Scout Media.

O grupo de TV via satélite BSkyB, em que a News tem participação acionária de 37%, também fechou acordo para a compra do provedor de banda larga Easynet, por 211 milhões de libras.

O alerta de Sorrell quanto à perda constante de terreno pela televisão, jornais e revistas para as mídias online, suavizado por Bill Gates em conferência a parceiros da Microsoft.

Gates acha que o futuro da publicidade está em todas as formas de conteúdo – de filmes a programas de TV e notícias – distribuídas online de maneira personalizada e patrocinadas por anunciantes que vão se focar em públicos localizados em regiões geográficas e interesses específicos.

A propósito, o novo sistema de busca patrocinada da empresa permite que os anunciantes indiquem quem eles querem atingir com base em critérios como localização geográfica e sexo.

João Magalhães

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *