Internet: negócios e lucratividade

25/08/2008

Larissa Andrade

Hoje, com a evolução crescente da tecnologia, estar na internet é um negócio lucrativo e essencial. Mas para obter sucesso, é preciso estar alerta e contratar profissionais capacitados para ajudar no fortalecimento dos negócios e na divulgação dos produtos.

Posicionamento, funcionabilidade, rapidez e estrutura são os 4 itens fundamentais para a construção de um bom site, segundo informações do GrupoW – Softwares para Internet, renomada empresa de TI do Brasil e exterior.

Divulgação é essencial
Em mais de 12,7 milhões de sites de referência, o posicionamento do GrupoW está em primeiro lugar na busca do "Google", através da palavra chave "softwares para internet", que são os principais produtos da empresa. O W também figura no topo do ranking nos demais mecanismos de busca existentes na web como: Altavista, Yahoo, entre outros. Segundo o diretor, Adriano Cruz, a posição da marca nesses mecanismos – além de ser um desafio em razão da grande concorrência no mercado – é um dos fatores fundamentais para garantir o retorno e a divulgação. "De nada adianta desenvolver uma página na web se não houver conhecimento técnico para gerar um posicionamento adequado", afirma.

Rapidez na informação
Com a grande concorrência que existe hoje no universo virtual, construir um site ou um portal não é tão simples como muitos pensam. Ter um visual ligado com a proposta que se pretende mostrar, e atingir o público-alvo com clareza e objetividade, torna o espaço funcional. Contudo, o acesso precisa ser ágil. "É necessário tomar cuidado com o excesso de recursos utilizados para não tornar a navegação lenta", afirma.

Estrutura
Os leigos, ao acessarem uma página, não têm idéia da estrutura que está por trás dela (ou que deveria estar). "Vemos muitas empresas que, em busca de preços "baixos", contratam o filho ou o sobrinho – com noções básicas de web – para fazer o trabalho", revela. Nesse caso, o que deveria ser um ótimo negócio torna-se um transtorno posterior.

Para o site ser completo, precisa ter o design e a programação caminhando juntos. Por isso, Adriano lembra que, além de um design arrojado e criativo feito por profissionais especializados, é necessário preparar uma base sólida e segura para obter os retornos desejados.

Internet em números
A web é, atualmente, uma das principais vitrines de exposição de produtos, serviços e de informações. Segundo pesquisa do Ibope/NetRatings, o Brasil tem 40 milhões de internautas. A pesquisa constatou que esses usuários acessam da residência, da escola, do trabalho, de cybercafés ou de lanhouses. O mais curioso é que os números não abrangem somente as classes A e B como era antigamente (que juntas, detêm 50% do total de internautas). Segundo dados do Ibope, a classe que mais cresce é a C (35% dos internautas) e as classes D e E já detém 13%.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.