Internet: marketing, publicidade e negócios ao alcance de todos

O marketing e a publicidade na internet oferecem vantagens expressivas em sua forma de execução e medição de resultados que não podem ser disponibilizadas por outros meios de comunicação convencionais como televisão, rádio ou jornal. A Internet oferece um mercado altamente focado, estatísticas precisas, resposta em tempo real e custos muito inferiores.Um dos maiores benefícios com a execução de estratégias de marketing e propaganda na Internet é que é possível determinar a origem e a qualidade do público interessado em seu anúncio. Que outra forma de publicidade pode ser tão exata? De um modo geral, na internet, só vai procurar o seu anúncio quem estiver interessado nele. Somente quem tem interesse em determinado mercado fará uma pesquisa em sistemas de busca. O seu banner poderá estar sendo veiculado em portais de grande audiência e isso já contribuirá para construção e/ou fortalecimento de sua marca. Mas a grande maioria dos cliques efetivos será de pessoas que tenham interesse, mesmo que indireto, no produto ou serviço objetivo da propaganda. Se a atenção é captada de forma imediata devido ao tamanho do interesse do usuário e, é claro, muito decorrente também da criatividade da mensagem publicitária, o retorno ou a resposta, pode ser medida em tempo real, de forma imediata. Nenhum outro meio de comunicação oferece essa possibilidade com tamanha intensidade. A interatividade, não tenho medo de dizer, é a maior característica da internet e isso já está revolucionando as etapas de produção e comercialização de alguns mercados. Então, muito mais do que foruns, enquetes ou chats, que são formas de medição de interesse e opinião muito úteis, a internet proporciona aos meios produtivos outras possibilidades muito mais significativas de ligação. Com a internet, as empresas passam a ter acesso a ferramentas interativas que, se bem utilizadas, poderão revolucionar as cadeias de produção e comercialização de um modo geral. Estou falando, entre outras coisas, de SCM (suply chain management), CRM (customer relationship management), B2B (business to business) e B2C (business to consumer). A administração correta da cadeia de fornecedores, o gerenciamento de todas os contatos com o cliente, negociações entre empresas e venda direta ao consumidor são ações bem possíveis de execução que trarão benefícios ainda inestimáveis a muitos.Mais do que siglas ou expressões em língua inglesa, essas são soluções que permitem estabelecer um alto grau de interatividade entre as empresas e seus clientes, diretos ou indiretos e fornecedores, estabelecendo um grande ciclo de negócios.Voltando à Publicidade e ao Marketing, vamos falar de custos, agora. Essa é a parte que a grande maioria não gosta de tratar. Porém, na internet, os custos podem ser surpresas altamente positivas. É claro que se formos tratar de soluções como as citadas anteriormente, para as cadeias produtiva e de comercialização, esses custos são bem mais significativos.Mas mesmo neste ponto, podemos afirmar que hoje já existem alternativas com custos muito mais acessíveis, principalmente para ferramentas de comercialização para o consumidor final, ou B2C ou soluções em e-commerce. Mas como veículo de publicidade e propaganda, a internet pode proporcionar resultados surpreendentes por custos nem um pouco assustadores. Além de inúmeras estratégias gratuitas ou com custos reduzidíssimos, empresas especializadas passaram a oferecer formas de divulgação e promoção que permitem estimar o investimento conforme o resultado obtido. Hoje, além dos cadastramentos gratuitos em sites de busca ou sistemas de troca de banners, também gratuitos, é possível planejar uma campanha de publicidade online e pagar conforme os resultados obtidos através de sistemas pay-per-click. Em outros meios de comunicação você investe em anúncios, folders, inserções na TV ou rádio e depois verifica o resultado. A internet permite planejar os resultados conforme os valores que deseja investir. Assim pode ser em campanhas de banners ou em sites de busca também.Isso pode ser contrário a interesses de pequenas empresas que podiam divulgar seus produtos e serviços através da internet com custos irrisórios e que a partir de agora terão um acréscimo nos investimentos em publicidade na web. Mas, mesmo assim, ainda será diferente, inovador e vantajoso, frente a outros veículos de comunicação.Ainda assim será possível planejar e executar campanhas com custos viáveis e com uma grande vantagem, a de pagar por resultados.Isso não é ótimo?Ricardo Prates Morais é Consultor em Web Marketing e editor da emarket News.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *