Ora, quem diria? A internet influencia o comportamento da TV

A Internet alcançou o patamar de segundo meio de comunicação mais abrangente no Brasil, precedida apenas da TV. Segundo o Ibope Media, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil no terceiro trimestre de 2012 foi de 94,2 milhões. Esse número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), mais as crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em domicílios.

Essa nova realidade vem implementando, não só uma mudança de patamar, mas de perspectivas para o futuro da comunicação e também do marketing.  Hoje em dia, é improvável que qualquer ação de marketing para o lançamento de algum produto ou serviço, não tenha nenhuma publicidade ou até mesmo uma ação exclusiva na web.

A internet se tornou um veículo que exerce influência direta no comportamento humano em todos os âmbitos. Numa época em que o consumidor possui ampla possibilidade de escolhas de marcas, produtos e serviços  tornou-se fundamental que as empresas se dediquem a compreender o comportamento do seu público. A empresa que tiver a habilidade de atrair os consumidores, satisfazê-los e retê-los, certamente vai aumentar suas vendas, além de ter um ganho significativo em termos de marca e imagem.

Neste âmbito todo, as redes sociais ganham relevância na decisão de compra dos consumidores o que torna esta uma ferramenta obrigatória para as empresas que desejam entender melhor seu público, interagir com ele, conquistá-lo e fidelizá-lo.

As mídias sociais estão se tornando tão influentes no comportamento das pessoas e consumidores, mais propriamente, que algo inusitado está acontecendo.

Quando, há poucos anos, poderíamos imaginar que a internet como meio de comunicação poderia causar influência na televisão? Pois é exatamente isso que vem acontecendo.

O IBOPE Media anunciou que irá fazer um estudo junto à Qual Canal, startup que monitora a repercussão de programas de televisão nas mídias sociais, para avaliar a influência das interações online na audiência televisiva.

O projeto será conduzido pela área de learning & insights do IBOPE Media a qual realizará estudos analíticos com base nos tweets sobre televisão.

“Além de analisar o conteúdo em múltiplas plataformas é importante compreender como a interação do usuário no ambiente digital influencia o consumo de televisão. A expectativa é que os resultados desse estudo apontem tendências e contribuam para a definição de estratégias nesse novo cenário”, comenta Juliana Sawaia, gerente de learning & insight do IBOPE Media.

Ricardo Prates Morais é consultor em web marketing, diretor da agência emarket e editor do blog Publicidade na Web.

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