Internet forçará transformação em jornais, diz estudo

02/10/02 A internet não vai matar os jornais mas um estudo diz que o mais novo meio de comunicação de massa está forçando os mais antigos a repensar seu modelo de negócio e pode vir a causar-lhes graves problemas caso se recusem a isso. Conduzido por Gordon Borrel, da Borrel Associates Inc., e por Clark G. Gilbert, da Harvard Business School, o documento indica que o negócio dos jornais está mudando e suas administrações precisam entender isso. “Os jornais não vão desaparecer, mas vão se transformar de forma significativa como resultado do efeito causado pela internet”, afirmou Borrel. A mudança já está acontecendo nos classificados. Desde os anos 90, os jornais têm vivenciado perdas no negócio de classificados, que vêm migrando para a internet, um meio mais eficiente para esse serviço. Essa tendência deve-se intensificar e pode resultar em um modelo de jornal sem classificados. O estudo compara os jornais a outras indústrias que também enfrentaram choque semelhante. De acordo com Borrell, a introdução de uma nova tecnologia levou outros negócios a se aperfeiçoar e eliminar suas ineficiências. “O empreendimento nunca desaparece, ele apenas se transforma”, explicou o estudioso, acrescentando que o futuro dos jornais e sua adaptação para o meio online dependerá de como farão a transição para a internet e como conseguirão anunciantes para essas edições. A notícia está no site Media Daily News (http://www.mediapost.com/dtls_dsp_news.cfm?newsId=183531)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *