Internet estimula pesquisa e aquisição de carros

21/08/2008

O mercado de automóveis está aquecido na internet. Devido aos financiamentos com baixos juros para aquisição de carros e com o avaço da banda larga, os usuários cada vez mais utilizam a web para pesquisar sobre automóveis, buscar todas informações possíveis, escolher seus modelos e comparar preços e condições.

Por causa disso, surgem a todo momento novos portais voltados para o setor automobilístico, sejam portais de conteúdo, catálogo de empresas do setor ou de venda de carros.

O UOL Carros, estação do UOL dedicada à cobertura do mercado automotivo, estreou ontem, quarta-feira (20), o Canal Compare (http://compare.carros.uol.com.br/), que permite ao internauta conhecer e cotejar os dados técnicos de mais de 550 modelos de automóveis e utilitários, nacionais e importados, à venda no Brasil.

Cada ficha corresponde a uma versão zero Km de um carro. Elas podem ser localizadas pesquisando por marca e modelo, e trazem dados como tipo de carroceria, motor, potência, torque, dimensões, equipamentos etc. O internauta pode escolher até 20 carros para comparar suas fichas lado a lado, sem necessidade de abrir vários browsers no computador.

As fichas técnicas do Compare oferecem também links para ofertas dos carros no Shopping UOL, reportagens, álbuns e vídeos, além de um espaço para o internauta publicar sua opinião. Não é necessário ser assinante do UOL para acessar o serviço.

O conteúdo do Compare de UOL Carros conta com pesquisa da AutoPress, agência de informação automotiva com mais de 16 anos no mercado.

Também a Webmotors, na busca  pela fidelização de seus clientes, está reestruturando seu programa de relacionamento online. A iniciativa visa oferecer mais serviços aos consumidores, tais como a agenda do carro que envia alertas relacionados a impostos, seguros, financiamento e consórcio.
 
Segundo José Onofre de Araújo Neto, vice-presidente da WebMotors, o principal desafio do setor de varejo on-line é atingir públicos que tenham pouca ou nenhuma familiaridade com a Internet. "Infelizmente a maioria da população brasileira ainda não está incluída digitalmente e por isso está fora do e-commerce. Quando esta barreira for rompida – que tem acontecido numa velocidade cada vez maior – a expansão do e-commerce no Brasil será extraordinária", afirma Neto.
 
Para identificar as necessidades de seus clientes a Webmotors desenvolve avaliação da experiência de uso dos internautas, por meio de análises de sua navegação. "Os consumidores nos oferecem informações valiosas acerca de suas necessidades, resultando em melhorias que facilitam o uso dos nossos serviços", afirma Neto.

A empresa também desenvolve ações para conquistar os clientes que preferem ver o produto e conversar com o vendedor, por isso adotou o sistema de vídeo-conferência on-line, e disponibilizou as vídeo-vendas. O serviço permite que revendedores de carros e motos conversem com os compradores, também são disponibilizadas fotos detalhadas e descrição completa

Sites relacionados:
www.webmotors.com.br

compare.carros.uol.com.br

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