Internet está sob ameaça de paralisação total


21/04/2004

Experts em tecnologia de governos de vários países e de empresas privadas vêm trabalhando sigilosamente desde a semana passada para corrigir uma grave falha de segurança na internet que, se explorada por hackers, poderá comprometer todo o seu funcionamento.

Roger Cumming, diretor do Centro Nacional para Coordenação da Segurança de Infra-Estruturas (NISCC) do governo britânico, comentou que “a exploração da vulnerabilidade pode prejudicar a própria coesão da Internet”.

A falha, que afeta o TCP, protocolo de controle de transmissão de dados da Internet, foi descoberta pelo pesquisador Paul “Tony” Watson, de 36 anos. Watson diz que há um meio de interromper as “conversas” entre roteadores e computadores pessoais, o que permite a um hacker reinicializar remotamente as sessões de acesso à rede.

Watson, reponsável pelo site Terrorist.net, explica também que os roteadores trocam continuamente informações sobre a rota mais eficiente de comunicação entre os computadores, dentro de grandes redes. Investidas sucessivas e eficazes contra essas máquinas poderiam levá-las ao estado de espera conhecido como “dampening”, que pode durar horas.

Fontes: Wired News, The Register e eWeek.

JMagalhães

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.