Internet congestionada?

14/03/2008

Alguns grupos de analistas sugerem que o ritmo de crescimento da Internet irá congestionar permanentemente a rede das redes, se nada for feito.
Segundo alguns analistas, esta ameaça surge devido à cada vez maior riqueza em termos de audiovisuais da Internet. A quantidade de clipes de vídeo está a aumentar, as redes sociais têm cada vez mais pessoas e os jogos online estão cada vez mais populares. Uma estimativa afirma que só o YouTube consumiu, em 2007, a mesma largura de banda que toda a Internet no ano 2000. A este ritmo de crescimento, a necessidade de largura de banda será superior à capacidade da rede, já em 2011.

Mas isto não significa que assistamos a uma catástrofe no ciberespaço, e sim que precisam de ser tomadas medidas para melhorar a capacidade da rede. Outros, mais optimistas, como o professor Andrew Odlyzki, um antigo investigador da AT&T, afirmam que o crescimento do tráfego digital é de 50 por cento ao ano, o que está de acordo com as melhorias que a tecnologia oferece.

Num mundo digital que depende cada vez mais da Internet como forma de estimular a economia, a questão será, pois, de saber até que ponto estarão as nações preparadas para melhorar as suas infra-estruturas, de modo a continuarem competitivas relativamente a países que estejam a investir fortemente na actualização das suas redes.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.