Internautas incrementam blogues com vídeos digitais No ratings yet.


25/11/2004

Estimulados pelo acesso à internet com conexão de banda larga e pela queda dos preços das câmeras digitais, internautas começaram a incrementar seus blogues com vídeos e criaram uma nova categoria de diário virtual: os videoblogues.

Com estrutura semelhante à dos fotoblogues (diários virtuais com fotos), as páginas ainda apresentam algumas limitações técnicas, como a demora para carregar e a baixa qualidade dos vídeos, mas já há quem aposte que os videoblogues serão a próxima mania da internet.

“Um mês de existência foi o suficiente para conquistar de cerca de 15 mil usuários”, afirma Ariel Alexandre, fundador do serviço de hospedagem gratuita de videoblogues VideoLog.tv. Alexandre criou o serviço em julho passado e já espera vender planos que ofereçam mais espaço para os usuários, que atualmente dispõem de 7 Mbytes para armazenar seus vídeos.

Política e anedotas

Nos EUA, um serviço semelhante é oferecido pelo Vidblogs, site que já abriga alguns milhares de videoblogues. Os diários tratam de temas como a vida pessoal dos usuários, comentários sobre as eleições norte-americanas e piadas de gosto duvidoso.

Muitos videoblogues, no entanto, não dependem dos serviços gratuitos de hospedagem. O programador Michael Manoochehri, de Oakland (Califórnia), criou o M3blog.com depois de acessar o site que mostra vídeos com os bastidores da refilmagem de clássico “King Kong” . “Sempre quis ter meu programa de televisão, mas não sabia como fazê-lo. Usei minha velha câmera digital para fazer um programa na internet e foi assim que meu videoblogue começou”, conta ele.

A inspiração para a criação do videoblogue Nós & Nóis, do brasileiro Thiago Fialho, foi parecida. “Estava começando um blogue e escrevia sobre fatos que aconteciam comigo e com meus amigos. Então pensei: “Por que não contar tudo isso através de vídeos? Seria mais fácil descrever os fatos com imagens do que com palavras”.”

Uso comercial

Os videoblogues não são usados apenas para contar histórias pessoais. Depois da atuação dos blogues com conteúdo político nas últimas eleições presidenciais dos EUA, os meios de comunicação da rede se mostraram formadores de opinião e ganharam respeito.

Prova disso são os projetos IndTV , um portal de videoblogues com teor político que será apoiado pelo ex-candidato à presidência dos EUA Al Gore, e pelo Demand Media, que publica relatos de protestos e manifestações ao redor do mundo.

Juliano Barreto da Folha de S.Paulo

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *