Internauta pode acessar todo tipo de aplicativos online

22/04/2008

O fenômeno do software online é agora a grande onda da web. A Microsoft, correndo atrás, anunciou que permitirá a pequenas empresas usarem alguns de seus softwares pela internet. Uma versão beta foi liberada nos Estados Unidos e, até o final do ano, o serviço estará disponível em todo o mundo, mas pode ser tarde para a gigante do software.


Como ocorreu no passado com a Netscape, a MS novamente sai atrasada na área do software online. Vários outros sites já oferecem a opção, muitos gratuitamente, inclusive com programas similares aos da Microsoft.


Esses softwares podem ser acessados diretamente do navegador e permitem ao usuário tratar fotos, escrever textos, converter formatos de vídeo e áudio, elaborar home pages, jogar e até mesmo criar exercícios de matemática, português e ciências automaticamente.


Texto

Um editor de texto online parecido com o Word, da Microsoft, é o Zoho Writer. Requer que o usuário se inscreva, mas é gratuito. E permite que o internauta exporte o texto para vários sites de blogs, como Blogger, LiveJournal, Livepress e TypePad.

Permite ainda exportar o arquivo nos formatos Word, PDF, RTF, Txt e Html. No site da Zoho outras ferramentas parecidas com o Office estão disponíveis. Outros programas online complementam o trabalho com texto. No Online Text Analysis, é possível, por exemplo, saber quantas vezes cada palavra aparece no que foi digitado. Basta copiar e colar na janela. Outro complemento é o Promp Online Translator, que faz traduções precisas para vários idiomas.

Educação
Profissionais da área educacional contam com sites que facilitam a elaboração de exercícios e questões. Professores de matemática utilizam o portal Só Matematica. Entre os serviços oferecidos, está o Editor Matemático, que facilita a utilização de fórmulas.

Imagem e som
Quem está querendo tratar fotos, pode usar o Resizr , que permite cortar, rotacionar, aplicar texto e até efetuar correções de cores. Outra opção é o Alilg , mas o site não aceita arquivos maiores do que 200 Kbytes.

Para converter vídeos entre vários formatos, o Movavi Online Converter é uma ferramenta que aceita arquivos de até 100 Mb, com 10 minutos de extensão de vídeo.

Qualquer formato de entrada pode ser usado e a saída pode ser em AVI, Mpeg-4, Mp4, 3gp (celular) e outros. É preciso fornecer um e-mail para receber o link de onde o arquivo convertido poderá ser baixado.

O Media-Convert é o similar para conversão de áudio, aceitando praticamente todos os formatos e permitindo que os arquivos sejam salvos logo após a conversão.

Como plus, o site permite converter os formatos de celular 3gp e 3g2, que são aceitos tanto como entrada como saída. Outra opção é o Hamie- Net Midi, que, como o nome diz, converte arquivos midi para mp3 e wav.

A lista de programas que podem ser usado online é praticamente inesgotável. Uma ferramenta útil é a que gera PDF de qualquer documento. Em PDF Online basta escolher o arquivo a converter e ele será enviado por e-mail. Quer conversar com seus amigos mas a máquina não tem o Mesenger ou ele está bloqueado? Não tem problema. O E-buddy permite acesso à sua conta através da web.

Outros precursores do software via web foram os sites de jogos. Eles começaram com jogos simples e atualmente já é possível acessar jogos de ação e de raciocínio elaborado. Há opções como Flyordie (xadrez), Microjogos, Mr. Jogos e muitos outros.


Marcos Venancio

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *