Interatividade da TV digital vai criar o t-commerce


22/02/2006

Imagine comprar um vestido da personagem da novela das oito com apenas um clique na tela da TV ou a última revista em que aparece Reynaldo Gianecchini apertando apenas um botão do controle remoto. Muito além da imagem de definição perfeita, portabilidade e mobilidade, publicitários sonham, sobretudo, com a interatividade uma das principais mudanças que virão com a TV digital.

Na primeira etapa da nova TV, serão comercializados decodificadores (aparelho que decodifica a transmissão digital para os televisores analógicos) que devem introduzir a era das imagens de alta definição.

Segundo relatório do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), a TV digital será uma realidade em todo o país no prazo de aproximadamente seis anos após o início das primeiras transmissões.

Mas a grande inovação da digitalização virá, na opinião de profissionais do mercado, mais tarde, com a substituição dos aparelhos e a interatividade em um prazo de dez anos. “Será uma revolução sem precendentes, que a gente não consegue tangibilizar”, diz Toninho Rosa, presidente da Dainet.

Rosa tem um termo específico para tratar da nova propaganda que vai nascer da convergência da TV e da internet: o t-commerce. “Os 30 segundos vão morrer. A propaganda vai deixar de ser tão intrusiva. O consumidor não quer mais ser obrigado a assistir a um bloco de comerciais.”

Entre as vantagens do t-commerce está, sem dúvida nenhuma, a maior comodidade. Do seu sofá, o consumidor poderá fazer compras dentro do espaço e do conteúdo da programação da TV, diz Rosa.

Segundo o publicitário, o t-commerce também leva vantagem sobre o e-commerce. “O e-commerce é horrível porque você está sentado na frente do computador, mas ao assisitir TV você está a 30º graus, deitado na cama ou no sofá e assim é mais fácil clicar e comprar produtos e serviços.” (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.