Intel lança software para reconhecimento de voz


02/05/2003

A Intel lançou nesta semana um software que permite a um computador realizar tarefas similares à leitura de lábios, como um novo auxílio a sistemas de reconhecimento de voz baseados em som.

O software Audio Visual Speech Recognition (AVSR) promete melhorar a exatidão dos programas de reconhecimento de voz em condições problemáticas, especialmente aquelas com barulhos no ambiente, segundo um comunicado da Intel.

A meta do AVSR é permitir aos PCs sincronizar os dados de vídeo capturados com uma câmera ao som para trazer melhorias ao reconhecimento de voz. O programa é parte de um projeto da Intel chamado OpenCV, uma “caixa de ferramentas” para desenvolvimento de aplicações de “visão de computador”, que usam algoritmos para detectar a face humana.

Com o preço atual dos microprocessadores, a queda no valor das câmeras digitais e a melhoria na captura de vídeo com o uso de tecnologias mais rápidas, como o USB 2.0, a Intel acredita que os PCs atuais consigam rodar esses algoritmos em tempo real.

O Open CV é uma biblioteca de código open source que já teve mais de 500 mil downloads. Mais informações sobre o AVSR podem ser encontradas no site http://www.intel.com/research/mrl/research/avcsr.htm

Com tradução de PC World

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *