Intel lança primeiro chip para conexão de banda larga sem fio


22/04/2005

O fabricante de microprocessadores Intel lançou na última segunda-feira (18/04) o primeiro chip para conexão de banda larga de longo alcance sem fio, uma tecnologia conhecida como WiMax.

A Intel espera que esta tecnologia adquira no futuro a popularidade do seu “primo pequeno”, o WiFi, e que, como ele, estimule as vendas de equipamentos.

O chip da Intel, conhecido como Rosedale, foi desenhado para equipar os dispositivos que recebem o sinal de WiMax nos domicílios particulares, ao estilo de um modem de acesso à Internet.

Ao contrário do Wifi, a conexão sem fio utilizada em cyber-cafés, bibliotecas e domicílios, a WiMax é desenhada para cobrir áreas de vários quilômetros, podendo abrager uma cidade inteira.

Por outro lado, vários fabricantes de computadores, entre eles a Dell, lançaram hoje os primeiros aparelhos que usam chips de núcleo duplo fabricados pela Intel.

Esses sistemas se baseiam no processador Pentium Extreme Edition 840, um chip que contém dois processadores gêmeos que correm a 3,2 Gigahertz.

Os desktops custam a partir de 2.300 dólares e são destinados a usuários multimídia e fanáticos por jogos, assim como a profissionais de áreas que requeiram grande potência de cálculo, como edição de vídeo.

Está previsto que a Advanced Micro Devices (AMD), o concorrente da Intel, lance seu próprio chip de núcleo duplo para servidores no final desta semana.

Agência EFE

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.