Indústria da música cria licença internacional para difusão na web


12/112003

A indústria da música anunciou nesta terça-feira a criação de uma licença internacional para a radiodifusão online, esperando que a eliminação de barreiras facilite os serviços legais de música na internet. Hoje, as cadeias de rádio na internet têm de conseguir o aval de várias empresas concessionárias nacionais.

Emitir uma canção online para ouvintes europeus no continente, por exemplo, requer a obtenção de dezenas de licenças e permissões por parte da indústria. A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), organismo comercial que representa tanto os grandes selos fonográficos quanto as firmas independentes, espera que as empresas concessionárias de 30 a 40 países assinem o acordo para ter apenas uma licença no fim do ano.

“Basicamente, o que temos feito é dar às cadeias online facilidades para obter a licença de uma mesma sociedade, mas com validade para vários territórios”, afirmou Lauri Rechardt, assessora da IFPI.

O acordo é apenas para emissões em formato rádio. As empresas de internet terão que continuar solicitando licenças individuais para vender serviços permanentes de download de canções para seus clientes.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.