Ibope avalia sites de partidos e candidatos

07/07/06 

Com base no crescimento da internet brasileira e em recentes experiências nos EUA e Europa quanto à crescente influência da Web na busca por informações políticas, o Ibope começa a avaliar, a partir desta eleição, a usabilidade dos sites de partidos políticos, campanhas e candidatos por meio do produto SiteFácil. Os resultados ajudarão os partidos e candidatos a utilizar melhor mais este canal de contato com o eleitor.

Hoje, cerca de 32 milhões de brasileiros maiores de 16 anos – aproximadamente 25% do total de eleitores do país – possuem acesso à Internet. Embora este grupo seja composto majoritariamente por pessoas das classes A/B, que utilizam outras fontes de informação além da Web, a rede pode ser um importante meio de informação suplementar sobre o processo eleitoral, principalmente para os candidatos ao legislativo e entre os eleitores mais jovens dos grandes centros urbanos.

Segundo o Ibope, o alcance da rede ainda é muito limitado no Brasil, por isso o seu potencial como ferramenta para conquista de votos é pequeno. Por outro lado, o País apresenta elevado uso de sites de comunidades, blogs e vídeoblogs, o que mostra um potencial para que simpatizantes divulguem para seus amigos e conhecidos informações sobre as candidaturas, podendo até gerar pautas para a grande mídia.

Para auxiliar os candidatos nesta tarefa, o Ibope oferece aos partidos e campanhas uma versão especial do ‘Site Fácil’, seu serviço de usabilidade de Web sites que já conta com mais de 5 anos de existência.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.