IBM revela inovações que vão mudar o dia-a-dia

13/12/2007

A IBM divulgou hoje a segunda lista "IBM Five in Five", que reúne as inovações que poderão transformar o modo como trabalhamos, vivemos e nos divertimos nos próximos cinco anos. Na pesquisa, baseada em tendências sociais e de mercado, também são contempladas as tecnologias emergentes dos laboratórios da companhia do mundo inteiro.

Confira a seguir as cinco tendências destacadas pela empresa:

Será fácil ser “ecológico” e economizar dinheiro com isso
Tecnologias inteligentes de energia facilitarão o gerenciamento de seu “saldo pessoal de carbono”. Máquinas de lavar, equipamentos de ar-condicionado, luzes de casa e outros aparelhos estarão conectados diretamente a uma “rede elétrica inteligente”. Dessa forma, será possível ligar ou desligar aparelhos através do celular ou qualquer navegador Web.

Além de alertar você sobre aparelhos ligados, a tecnologia também viabilizará relatórios de consumo de eletricidade para que você monitore quanto está gastando e desperdiçando, da mesma forma que é possível conferir quantos minutos você usa do seu celular.

Redes inteligentes permitirão às concessionárias de energia oferecer ao consumidor opções de fontes limpas de energia, como a solar e a eólica, para abastecer sua casa. Inovações tecnológicas nestas fontes alternativas também trarão eficiência de custo para as concessionárias.

O modo como você dirige será completamente diferente
Nos próximos cinco anos, uma onda de conectividade entre carros e estradas mudará completamente a forma como você dirige, aumentando a segurança e reduzindo os congestionamentos. A tecnologia fará com que o tráfego flua melhor, reduzindo a poluição, o número de acidentes e tornando os deslocamentos mais fáceis, com menos estresse.

As cidades em que vivemos encontrarão a solução para os congestionamentos nos sistemas inteligentes de tráfego, que farão ajustes em tempo real nos sinais de trânsito, desviando o tráfego para rotas alternativas. Seu carro terá tecnologias de auxílio à direção que possibilitarão a comunicação entre os automóveis – com sensores ao longo da estrada – permitindo que eles funcionem como se tivessem “reflexos”, tomando atitudes preventivas sob condições perigosas.

“Você é o que você come”, então você saberá o que você come
Todos já ouvimos a expressão “você é o que você come”, mas como os alimentos cruzam fronteiras entre os mais diversos países, a necessidade de saber exatamente o que se come nunca foi tão grande. Nos próximos cinco anos, novas tecnologias possibilitarão que você saiba exatamente que tipo de alimento está comprando e consumindo.

Softwares e sistemas de comunicação sem fio avançados lhe darão acesso a informações mais detalhadas sobre a comida que está comprando e consumindo. Desde o clima e o solo em que o alimento foi cultivado, até os pesticidas, a poluição a que ele foi exposto, a energia consumida para criar o produto, e a temperatura e a qualidade do ar dos contêineres de transporte em que ele viajou, até chegar à sua mesa.

Seu telefone celular será sua carteira, vendedor de ingressos, recepcionista, banco, companheiro de compras, entre outros
A nova tecnologia permitirá que você tire uma foto de alguém vestindo uma roupa que gostou. Automaticamente o celular procurará na Web o designer e a loja mais próxima, para que você possa comprá-la.

Você também poderá ver no seu celular como a roupa ficaria no seu avatar – sua representação em 3D – e convidar seus amigos, de diversos lugares, para conferir online. Seu celular também guiará você ao visitar uma cidade. Ao ligá-lo, ele mostrará automaticamente as opções de entretenimento, atividades e restaurantes compatíveis com suas preferências, e ainda poderá fazer reservas e comprar entradas – como um assistente pessoal.

Os médicos terão "supersentidos” para melhor diagnosticar e tratar você
Nos próximos cinco anos, médicos poderão ver, ouvir e entender seu histórico de novas formas. Eless ganharão “super poderes”, com tecnologias que permitirão que tenham visão de “raio-X” para ver imagens médicas; audição supersensível para encontrar sons quase imperceptíveis no seu batimento cardíaco; e formas de organizar informações sobre o modo de tratamento de um paciente.

Um avatar – uma representação 3D do seu corpo – permitirá que os médicos visualizem informações de forma totalmente nova. Eles poderão clicar com o mouse do computador em uma determinada parte do seu avatar para fazer uma busca de seus registros médicos e recuperar informações importantes, ao invés de folhear páginas de anotações. O computador automaticamente irá comparar essas informações sonoras e visuais com milhares de registros de outros pacientes e poderá ser muito mais preciso no diagnóstico e no seu tratamento, com base na comparação com casos similares.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.