IBM cria computadores mais velozes do mundo


20/11/2002

Infoworld/EUA

A IBM começará a desenvolver dois supercomputadores como parte de um acordo firmado com o Departamento de Energia (DOE) americano. Segundo a empresa e o órgão, as máquinas desbancarão os computadores mais rápidos do mundo, como o Earth Simulator, da NEC, que faz 35 trilhões de operações por segundo.

Os dois equipamentos, batizados de ASCI Purple e Blue Gene/L, serão capazes de processar conjuntamente 460 trilhões de cálculos por segundo, segundo a fabricante.

O primeiro deles, ASCI Purple, será capaz de produzir 100 trilhões de operações por segundo, ou teraflops, e fará simulação e modelagem de missões com armas nucleares nos Estados Unidos. Sua performance de processamento será 1,5 vez superior à de todos os 500 supercomputadores citados no ranking das 500 máquinas mais potentes do mundo, informou a IBM.

Já o Blue Gene/L será utilizado para diversos fins. Entre eles estão a previsão de mudanças climáticas globais e estudos sobre a interação entre química atmosférica e poluição. O sistema deverá conseguir uma performance de 360 teraflops, com até 65.536 pontos de rede.

Com o acordo, avaliado em US$ 290 milhões, os computadores serão instalados no Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia (EUA), e deverão entrar em operação no final de 2005.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.