IBM abre sistemas de reconhecimento de voz


14/09/2004

A IBM afirmou nesta segunda-feira (13/09) que vai abrir o código-fonte de alguns de seus softwares para aplicações de reconhecimento de voz. A iniciativa tem a intenção de estimular o desenvolvimento na área e dar à IBM a vantagem sobre seus concorrentes, já que a tecnologia poderia se tornar um padrão para a indústria.

A companhia declarou também que está doando para a Fundação de Software Apache sua tecnologia de componentes reutilizáveis (RDC), sistema que permite a adição de funções de voz para aplicações como dados, horários, câmbio e interações locais. Os códigos RDC da IBM estão em formato JSP (Java Server Page). A doação inclui o framework do projeto e um conjunto de códigos.

A IBM também está doando um conjunto de editores de voz para a Fundação Eclipse, que detém o código aberto Eclipse IDE (ambiente de desenvolvimento integrado).

A intenção da companhia é que os editores da Eclipse disseminem um novo projeto para ferramentas abertas de desenvolvimento de aplicações de voz, deslocando o eixo principal dos softwares proprietários. Hoje, a Microsoft também oferece um kit para desenvolvimento de aplicações de voz, além de ter lançado em março seu Microsoft Speech Server 2004.

Stacy Cowley – IDG News Service, EUA
IDG Now!

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.