IAB divulga novas regras para e-mail marketing


18/12/2002

O norte-americano Interactive Advertising Bureau anunciou, hoje (17/12), novas regras éticas para garantir a confiabilidade dos anunciantes da Internet, incluindo critérios para a utilização de listas de e-mails.

Não é de hoje que o IAB está tentando arrumar a casa. Há alguns anos, os esforços do Instituto se concentram em garantir ao anunciante digital um padrão comercial para peças publicitárias como banners, pop-ups etc.

Desta vez, o instituto decidiu atacar o método com que se realizam campanhas digitais. Segundo Mike Mayor, presidente da NetCreations e principal responsável pelo Comitê IAB eMail, o objetivo da iniciativa é separar anunciantes responsáveis daqueles que “continuam abusando do canal online”.

Entre as propostas feitas pelo instituto, estão algumas que, na teoria, todos já conhecem. É o caso de deixar claro, a cada cliente, de onde vem e para vai o endereço eletrônico que o internauta cadastra na Web.

A empresa deve demonstrar ao anunciante digital qual é e como adquiriu sua lista de e-mails. Mais ainda, se informou a estes usuários que seus endereços seriam transmitidos a terceiros.

É necessário também que o provedor da lista de e-mails garanta que as propagandas de seus anunciantes sejam enviadas para determinados endereços eletrônicos, obedecendo critérios firmados em contratos.

As propostas foram elaboradas pelos membros do IAB eMail Committee, formado pela Postmaster Direct, Advertising.com, Bigfoot Interactive, Edmunds.com, WK Interactive e Washington Post.NewsweekInteractive.

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