HP desenvolve votação eletrônica e via web


23/06/2005A Hewlett-Packard e a empresa espanhola Scytl fecharam um acordo para desenvolver soluções para votação eletrônica presencial – por meio de terminais – e remota, via internet e telefonia móvel.

O acordo estratégico tem âmbito mundial e a Scytl ficará responsável por desenvolver o software de segurança para a votação.

“O acordo permitirá exportar para o mundo todo uma tecnologia feita aqui [Espanha] e caracterizada sobretudo por sua segurança. Isso atinge um dos nossos objetivos de posicionar a Espanha dentro das operações internacionais [para as soluções de votação eletrônica]”, declarou Santiago Cortés, presidente da HP na Espanha.

Pere Vallés, gerente geral da Scytl, disse que o acordo vai fazer com que as duas empresas colaborem para oferecer soluções tanto para o voto remoto – em que a HP ficará encarregada do hardware e utilizará o software da parceira – e na votação presencial por urnas eletrônicas.

“É uma plataforma multinacanal, tanto para a internet e quanto telefonia móvel, que oferece níveis de segurança avançados que permitem ao eleitor verificar se seu voto chegou com segurança à mesa eleitoral”, disse.

Embora o acordo seja estabelecido em nível mundial, a Scytl declarou que as iniciativas devem ser desenvolvidas primeiramente no mercado europeu “onde vemos maior potencial de crescimento para os sistemas de voto eletrônico”, segundo Vallés.

Na opinião de Jorge Colotto, diretor mundial de alianças para o setor público da HP, este é momento em que a empresa deve encarar projetos desse tipo, mesmo que os sistemas de votação eletrônica levem alguns anos para ser implantados.

“Nos próximos quatro anos assistiremos um processo em que os países oferecerão alternativas ao voto presencial, assim como voto eletrônico ou via internet”.

Segundo o executivo, a HP trabalha atualmente em 40 projetos do gênero, alguns com colaboração da Scytl.

Encarna González – Comunicaciones World, Espanha

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.