HP anuncia ferramenta de segurança


01/03/2006

A HP é reconhecida no mercado por seus produtos de imagem e impressão, servidores, desktops e notebooks, equipamentos de storage. O portfólio da empresa em serviços e software também é bem conhecido. Associar a imagem da companhia a segurança da informação, porém, não é muito comum. Segundo Glen Bell, diretor de desenvolvimento de negócios para Américas e Ásia-Pacífico da HP, essa é uma percepção errônea. ‘Sessenta por cento do mercado de segurança de transações é nosso’, explica. As aplicações de segurança da HP ficaram até agora nos bastidores dos sistemas de tecnologia. Agora a empresa quer ir para a frente do palco.

O executivo está no Brasil para o anúncio do lançamento da HP Atalla Toolbar, uma barra que se instala no browser para evitar o roubo de identidades. Citando dados do Computer Emergence Responde Team, entidade norte-americana dedicada à segurança da informação, Bell afirma que cerca de 52 bilhões de dólares foram perdidos só entre fevereiro e agosto de 2005, como resultado do roubo pela Internet de 50 milhões de identidades.

A barra de ferramentas da HP verifica a autenticidade de cada website visitado pelo usuário, alertando caso se trate de uma página fraudulenta. O aplicativo verifica o certificado dos sites seguros, evitando assim que o usuário seja ludibriado, enviando suas informações pessoais para criminosos enquanto acredita estar no site de sua instituição financeira, por exemplo. Além disso, a ferramenta armazena as senhas do usuário, protegendo-as por uma única senha. Dessa maneira, cria-se um processo de logon único, que evita o acúmulo de senhas que podem ser esquecidas.

A aplicação é voltada para os clientes corporativos da HP, que comerciará licenças por usuário. O executivo discute com a equipe da HP do Brasil as melhores condições de licenceamento para o País.

Por Marco Aurélio dos Santos

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.