Hackers invadem servidores de empresas


12/07/2004

Não há mais lugar seguro na Internet. Até mesmo navegar em sites de grandes companhias e portais já apresenta riscos, alertam os especialistas em segurança. O motivo é que hackers estão invadindo servidores de empresas e instalando códigos maliciosos, que aproveitam falhas do navegador ainda não corrigidas. Ao acessar a página, esses códigos se instalam automaticamente na máquina do internauta, podendo capturar senhas e até abrir uma porta para que o hacker invada e assuma o controle da máquina.

O Internet Storm Center (http://isc.incidents.org), que monitora ameaças virtuais, confirmou a existência de uma lista de sites invadidos por hackers e usados como plataforma para novos ataques, que inclui grandes empresas. O grupo, porém, se recusou a revelar quais são os endereços com problemas.

A entidade afirmou ainda que os programas instalados nas máquinas dos usuários não são reconhecidos como vírus pelos programas antivírus. Como ainda não há solução para o problema, isso deixa os usuários totalmente vulneráveis.

“Se este tipo de ação é uma ameaça para o usuário doméstico, o perigo é bem maior para o usuário corporativo. Imagine um executivo ter sua máquina invadida e controlada por um hacker, que passa a ter acesso a informações confidenciais, senhas e autorização para realizar determinadas tarefas”, comenta Angelo Zanini, diretor-presidente da SCUA Segurança da Informação, empresa especializada em segurança de TI.

Na sua opinião, as empresas vêm investindo milhões de dólares em sistemas de segurança contra ataques externos, como firewall e IDS (sistemas de detecção de intrusos), mas se esquecem de proteger as estações de trabalho e notebooks. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *