Há espaço para pequenas e médias no e-commerce


15/12/2004

Neste final de ano as principais lojas virtuais brasileiras têm muito que comemorar. O índice do varejo on-line, publicado pela e-Consulting e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, mede o volume das vendas on-line e mostra um crescimento de 40,6% nos últimos doze meses. Comparando apenas o 1º semestre de 2004 com o ano anterior, o crescimento é de 51%.

Os consumidores virtuais têm, cada vez mais, realizado suas compras pela rede. O público consumidor virtual, que em Janeiro de 2004 era de 2,4 milhões, já ultrapassa a casa dos 3,6 milhões. O comércio eletrônico no Brasil está em franco desenvolvimento.

Os principais produtos comercializados na Internet continuam sendo os CDs, DVDs e Livros, com mais de 50% das vendas, segundo pesquisa do e-Bit. Porém, com grandes lojas já consolidadas na internet brasileira, as pequenas e médias têm dificuldade de se estabelecer no comércio eletrônico.

Os Correios realizaram uma pesquisa em setembro de 2004, com os consumidores e visitantes do CorreiosNet Shopping, o portal de vendas on-line dos Correios, com o objetivo de identificar as categorias de produtos com maior interesse. O resultado foi surpreendente, ao mostrar categorias bastante diferenciadas, conforme indicou a pesquisa:

Bebês & Cia. – 10,96%

Artigos para Festa – 10,46%

Esotéricos – 10,15%

Eletrodomésticos – 9,83%

Cosméticos e Perfumaria – 5,05%

Turismo – 4,82%

Informática – 4,36%

Indústria e Negócios – 3,42%

Instrumentos Musicais – 3,42%

Animais e Artigos – 3,22%

Essa pesquisa mostra que existe espaço para as pequenas e médias empresas ampliarem seus negócios através da Internet, adotando uma política de venda de produtos diversificados. (segue)

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