Grupo pesquisa transmissão em alta definicação wireless

01/11/2006

Um grupo formado por fabricantes de produtos eletrônicos de consumo – LG, Matsuchita (Panasonic), NEC, Samsung, Sony, Toshiba e a fabricante de semicondutores SiBeam – está pesquisando um padrão para transmitir conteúdo de áudio e vídeo em alta velocidade entre aparelhos eletrônicos de consumo, como TVs, DVD players, consoles de video game e outros portáteis, sem utilizar cabos. O grupo planeja publicar as especificações na primavera de 2007.

Segundo John Marshall, presidente do WirelessHD, como foi denominado o grupo, as TVs são as aplicações “naturais” para o padrão. A tecnologia prevê também adaptação para dispositivos como notebooks, gravadores digitais, HD disc players e câmeras digitais.

Como a interface não comprime os vídeos digitais, a experiência será a mesma que usar um cabo de interface multimídia de alta definição ou de vídeo digital.

O WirelessHD utilizará a banda de frequência de rádio de 60GHz (ainda não licenciada) para enviar áudio e vídeo em alta definição descomprimido, a 5 gigabits por segundo em distâncias de até 9 metros. Tradicionalmente usada para fins militares, a banda de 60GHz não se popularizou no mercado de consumo wireless, historicamente, por ser cara e difícil de trabalhar. Mas uma queda nos preços de fabricação mudou este cenário, de acordo com o WirelessHD.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.