Grandes redes de super-mercados reforçam presença no meio online

01/03/2010

CARREFOUR
Última grande empresa fora do e-commerce, o Carrefour lançou nesta segunda-feira, 0/03, sua site para vendas online. Com investimentos de R$ 50 milhões – o dobro do que foi gasto pelo concorrente Walmart -, a empresa tem metas de tornar-se o quinto maior player do varejo virtual até 2011.

Apesar da demora na adesão do Carrefour ao e-commerce no país, o Brasil é o primeiro da América Latina, e a primeira entre as nações emergentes, a receber uma loja virtual da marca.

Para Ney Santos, diretor de TI da rede varejista, chegar agora ao e-commerce traz a vantagem de aprender com as experiências e erros da concorrência.

Com tais informações em jogo, a empresa começou a esboçar a receita para uma solução escalável, com performance e segurança garantidas e, principalmente, amigável. Para tanto, contou com parceiros como IBM, integrador responsável pelo PMO e hosting da loja virtual; e Accurate, que desenvolveu o website e implementou sua solução de gerenciamento.

O Carrefour inicia a operação virtual com 15 mil itens disponíveis. A meta é ampliar este número para 80 mil até o final de 2010. As categorias disponíveis até o momento compreendem eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza, foto, utilidades domésticas além de cama, mesa e banho.

"Apostamos no Brasil e essa nova plataforma contribuirá para nosso crescimento orgânico e consolidação das nossas operações", afirmou a jornalistas o diretor-superintendente do Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo.

PÃO DE AÇÚCAR
No mesmo dia que o Grupo Carrefour Brasil lançou seu e-commerce, o Grupo Pão de Açúcar enviou um comunicado à imprensa para anunciar a criação de um núcleo digital, chamado GPA Digital. De acordo com a companhia, os investimentos chegarão a R$ 10 milhões neste ano. O projeto teve início em agosto de 2009 e foi estruturado como área em janeiro deste ano: 16 profissionais de marketing e de tecnologia da informação passaram a atuar de maneira integrada, unindo diferentes escopos de trabalho.

O núcleo irá cuidar de todas as marcas do Grupo (Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio, CompreBem, Sendas e Assai) e das ações realizadas pelas áreas corporativas, incluindo as políticas e causas socioambientais, que serão desenvolvidas dentro de uma estratégia de comunicação 360º, respeitando as especificidades dos modelos, o posicionamento das bandeiras e com propósito de gerar valor para os clientes e para o negócio.

Estão sob coordenação dessa área: o monitoramento das redes sociais e conseqüentemente encaminhamento e recomendação das ações às áreas demandantes; a atualização e construção dos sites da companhia; a manutenção e fortalecimento das marcas na plataforma online; a integração das ações online e offline; e a implantação da estratégia de mobile marketing.

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