Governo promete inaugurar 3,5 mil pontos de Web grátis no país


10/12/2002

Os moradores da Mangueira, no Rio de Janeiro, já estão navegando gratuitamente em páginas governamentais e sites de organizações da sociedade na Internet. O acesso está disponível nos pontos do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Consumidor (GESAC) instalados no local.

Até abril de 2003, devem ser instalados 3,5 mil pontos semelhantes em 2.734 localidades brasileiras com mais de 10 mil habitantes, com o objetivo de permitir o acesso às informações do governo à população que não dispõe de terminal de computador em casa ou no trabalho. Este mês serão inaugurados pontos de atendimento em mais quatro cidades: hoje, em Belo Horizonte; amanhã, em Belém do Pará (11/12); dia 12, em São Paulo e dia 13, em Fortaleza.

O acesso à Internet, feito via satélite, além de permitir o acesso gratuito por até 20 minutos para cada usuário a páginas governamentais e aos sites de organizações da sociedade, possibilitará a utilização de páginas pontocom por meio de pagamento com cartão pré-pago. Os usuários poderão obter gratuitamente, a cada acesso a páginas governamentais, a impressão de até 5 páginas.

Por meio de licitação pública do Ministério das Comunicações, a Gilat, empresa de tecnologia de transmissão via satélite, venceu concorrência para fornecimento do serviço. A IBM, principal parceira de tecnologia da informação, é responsável pelos serviços de implementação dos terminais remotos para acesso a Internet, do Centro de Gerência, localizado em Belo Horizonte, dos serviços de tele-suporte, além da integração de toda infra-estrutura. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.