Governo britânico incentiva utilização do Linux


03/11/2004

Estudo aponta maturidade de software de código aberto e defende que é alternativa viável para a maioria dos usuários governamentais

Um relatório publicado pelo Escritório de Comércio Governamental do Reino Unido estimula as agências governamentais a utilizar Linux e outros produtos de código-aberto. O documento, que analisa a relação custo-benefício de softwares de código aberto em diversos programas piloto, concluiu que a infra-estrutura e servidores baseados nesse tipo de programas forneceram uma alternativa viável e de confiança a softwares proprietários. O relatório aponta que as soluções de código aberto estão mais maduras e ganharam aceitação do mercado.

Diversos governos têm adotado o Linux e outros softwares open source. No Brasil, o governo federal tem feito uma campanha bastante forte em prol das soluções abertas. Na Europa, a cidade de Munique (Alemanha) aprovou recentemente uma migração de Windows para Linux em 14 mil PCs e a cidade de Paris está considerando uma iniciativa similar.

A Microsoft, que continua dominando o mercado de software para o setor público, está respondendo a essas ações com redução de preços e um programa que oferece acesso limitado ao código-fonte do Windows e do Office. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.