Google vai lançar sistema de pagamentos para concorrer com EBay

09/06/2006

O Google Inc, que opera o motor de busca mais utilizado da Internet, lançará este mês um sistema de pagamentos «online» para concorrer com o sistema PayPal do EBay e elevar as taxas que cobra dos anunciantes, segundo um analista.

O sistema GBuy, que começará a operar em 28 de Junho próximo, poderá ser utilizado nas transacções entre consumidores e empresas, escreveu hoje o analista Jordan Rohan, da RBC Capital Markets, em nota a investidores. As companhias participantes do sistema serão classificadas como «empresas confiáveis pelo GBuy» nos resultados de busca do Google, disse Rohan.

O novo produto é uma reacção à iniciativa do EBay, o maior site de leilões «online» do mundo, que no mês passado formou uma parceria com o Yahoo! Inc. para concorrer com o Google pela receita publicitária da Internet. O Google monitorará as transacções no seu novo sistema e deverá utilizar os dados para elevar as tarifas cobradas dos anunciantes, escreveu Rohan.

«Há muito pouca coisa que a concorrência pode fazer para frustrar o sucesso do Google», segundo Rohan, que classifica as acções da empresa como de «desempenho superior à média do mercado» e prevê que os papéis alcançarão a cotação de 465 dólares.

O Yahoo, cujo site é o mais visitado dos Estados Unidos, aceitou em 25 de Maio passado utilizar exclusivamente o sistema PayPal do EBay em suas transacções. Em troca, o EBay aceitou usar o «software» do Yahoo, também de forma exclusiva, para exibir anúncios em seu site.

Jornal de Negócios com Bloomberg

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.