Google lança novo programa de publicidade online


06/03/2003

O grupo de buscas na Internet Google revelou esta semana um programa automatizado de publicidade online que expande sua capacidade de colocar anúncios dirigidos de acordo com o conteúdo dos sites, além de vincular promoções a resultados de serviço de buscas.

Com essa iniciativa, o Google se une à Sprinks, controlada pela editora Primedia, na tentativa de controlar o mercado de publicidade na Internet vinculada ao conteúdo.

O novo serviço identifica automaticamente o foco de uma página na Web localizada pelo serviço de buscas Google, e oferece links para sites de anunciantes relevantes em uma área proeminente da página.

O programa, lançado na semana passada, será gratuito até 12 de março, e depois disso custará aos anunciantes o mesmo preço que o serviço de anúncios pagos vinculados a resultados de busca do Google, disse Susan Wojcicki, diretora de administração de produtos do Google.

A empresa anunciou em comunicado que o novo serviço tornará “as páginas da Web mais úteis ao substituir anúncios não direcionados com links patrocinados e dirigidos”.

Para isso, disse Wojcicki, “estamos trabalhando com sites que, de outra maneira, estariam vendendo banners”.

A Overture Services, rival do Google na publicidade online e recente compradora de dois serviços de busca, anunciou na semana que investirá entre US$ 10 milhões e US$ 12 milhões em produtos que oferecem buscas locais e publicidade contextual, um plano que a torna parte desse novo segmento.

Analistas disseram que qualquer ganho publicitário do Google e de outros serviços de busca causará prejuízos à DoubleClick, uma empresa de publicidade na Internet que fornece tecnologia para publicidade dirigida, e à 24/7 Real Media, que conecta compradores e vendedores de mídia e obtém cerca de 25% de sua receita representado sites em compras de mídia.

Um porta-voz da DoubleClick não quis comentar o assunto e o presidente-executivo da 24/7, David Moore, disse que vê o Google como um parceiro.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.