Google e Yahoo preparam serviços de pesquisa de preços no Brasil

31/01/2007

No que depender do fundo norte-americano Great Hill Partners, o Buscapé passará por uma drástica reconfiguração societária. Acionista minoritário do site de comércio eletrônico, o private equity teria feito uma oferta para comprar parte das ações do principal sócio, o empresário Romero Rodrigues.

Que ninguém pense, no entanto, que a intenção do Great Hill é permanecer com as rédeas do portal. Por trás da operação estaria o interesse de repassar o controle do Buscapé para um grande grupo do setor.

O fundo já teria acenado tanto para o Google quanto para o Yahoo. Ambos preparam o desembarque no Brasil de suas respectivas empresas de pesquisa de preços pela internet, exatamente o core business do Buscapé.

As possibilidades vão da joint venture até a simples venda do controle, considerado o passo mais provável.

No mais tardar no segundo semestre, o Froogle, mecanismo de busca de preços do Google, deverá iniciar suas operações no Brasil. O Yahoo ainda não definiu uma data, mas também não deverá tardar a lançar no país o Kelkoo.

Os dois sites norte-americanos teriam muito a ganhar com um “portal de entradas” no Brasil. O Buscapé, que, no ano passado, comprou o concorrente Bondfaro, tem 45 mil lojas cadastradas e quase 10 milhões de itens para pesquisa. Domina quase integralmente o mercado de pesquisa de preços pela internet no país. Tem crescido a uma média de 30% ao ano – seu faturamento em 2006 passou dos R$ 50 milhões, número ainda pequeno se comparado ao desempenho de seus congêneres internacionais.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.