Google desenvolve tecnologia que localiza telemóveis

29/11/2007

O Google desenvolveu uma funcionalidade para o serviço de mapas que localiza pessoas através do telemóveis, desde que ligado à Internet, mesmo que o equipamento não tenha localização GPS.

No blogue de empresa, o grupo norte-americano anunciou esta nova função, ainda em fase de teste, que permite identificar através de um ponto azul no serviço Google Maps o local onde se encontra o proprietário do aparelho.

Segundo o New York Times, o Google conseguiu os endereços das antenas graças aos dados enviados por um milhão de proprietários de telemóveis com GPS, que se ligam à Internet com o seu aparelho, permitindo que fossem cartografadas as antenas. O Google informa que esta função, baptizada de «My Location (A minha localização)», funciona com telemóveis que estejam equipados com sistemas Java, BlackBerry, Windows Mobile ou Nokia/Symbian.

De modo a evitar acusações de ameaça sobre a vida privada, o Google colocou os dados referentes à localização dos utilizadores num ficheiro à parte, sem qualquer tipo de dado pessoal, noticia o New York Times. Esta função não é exacta para permitir traçar indicações de estradas, como acontece nos GPS que indicam a localização quase ao milímetro. No entanto, a funcionalidade irá permitir, até mesmo para os telemóveis sem GPS, efectuar uma pesquisa de lojas nas proximidades.

Ou seja, se o utilizador fizer uma pesquisa por «pizza», por exemplo, aparecerão no ecrã as pizzerias das redondezas.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.