Google atualiza produtos de busca em pequenas e grandes empresas


20/04/2006

O Google anunciou planos de reforçar seus aparelhos de busca corporativa nesta quarta-feira ao apresentar uma nova versão do Google Mini para pequenas e médias empresas e uma atualização para sua Ferramenta de Buscas para grandes organizações.

A atualização para a Ferramenta de Buscas inclui uma função chamada OneBox, que permiti que o sistema identifique a pretensão do usuário para buscas específicas para compilar e apresentar dados certos no topo da lista de resultados que podem agradar mais pontualmente o usuário.

A OneBox, que já existe no sistema de busca do Google.com, serve para salvar usuários de precisarem clicar nos resultados de buscas ao apresentar um resumo das informações.

O sistema do Google, por exemplo, uma caixa com a previsão do tempo em Dallas se o usuário escreve o nome da cidade e a palavra “weather” (previsão do tempo, em inglês) juntas no campo de buscas. Outras aplicações possíveis são informações sobre ações, rastreamento de pacotes e horários para vôos.

As informações, infelizmente, estão disponíveis apenas para usuários nos Estados Unidos e Canadá.A mesma ferramenta será aplicada à Ferramenta de Buscas para replicar informações corporativas, como dados sobre recursos humanos, detalhes sobre vendas ou contatos de empregados.

Para ativar a funcionalidade OneBox, usuários precisam baixar os módulos gratuitos construídos para este propósito. No site do Google, já existem cerca de 20 prontos que permitirá a integração do OneBox com informações armazenadas em aplicações da Cisco, Cognos, Oracle, Microsoft, SAP e SalesForce.com, entre outros.Desenvolvedores também poderão baixar uma aplicação de interface de programação (API) para o desenvolvimento de módulos específicos.

Outras novidades da Ferramenta de Buscas incluem melhorias na segurança e capacidade de autenticação e mais resultados relevantes. O desempenho do aparelho também foi melhorado por software, com um aumento de 500% nas buscas por segundo e de 100% no tamanho do indexamento.A atualização para a aplicação estará disponível para clientes antes do fim do mês no site do Google Code: http://code.google.com/enterprise

O Google também planeja começar a vender nesta quarta-feira uma nova versão do seu Google Mini que tem a metade do tamanho e do peso da versão atual, mas é capaz de processar até 25 buscas por segundo. Esta nova geração do Google Mini custará o mesmo que as atuais versões do produto.

A Ferramenta de Buscas e o Google Mini são aparelhos de hardware com sistemas de buscas integrados desenvolvidos para permitir que companhias indexem e busquem informações guardadas em servidores corporativos.O Google Mini tem preço inicial de 1.995 dólares com capacidade de indexar até 50 mil documentos, enquanto a Ferramenta de Buscas custa a partir de 30 mil dólares com capacidade para 500 mil arquivos.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.