Google agora oferece escolha de sites para os anunciantes


03/05/2005

O Google, líder dos mecanismos de busca na Internet, informou que os anunciantes já podem escolher os sites nos quais suas propagandas serão exibidas, atendendo reivindicação de empresas que viam seus anúncios publicados em sites parceiros do Google que não as interessavam. A companhia ainda informou que está introduzindo publicidade com animações. O Google, especializado em propaganda impulsionada por buscas na Web, também está incrementando o apoio a anúncios em banners. As mudanças posicionam a empresa para crescer com receitas vindas de grandes anunciantes, o que pode diversificar a base de receitas da companhia.

“Já era hora”, disse a analista da Forrester Research Charlene Li à Reuters sobre o novo sistema do Google. Ela acrescentou que os novos anúncios animados permitirão ao Google melhorar a participação no mercado multibilionário de propaganda.

Os usuários da nova ferramenta poderão comprar anúncios baseados no número de vezes que eles são mostrados, uma forma comum de marcação de preços, além do tradicional plano do Google que cobra os anunciantes apenas quando usuários da Internet clicam nas propagandas.

Os novos programas estão sendo usados por um pequeno número de anunciantes e estarão à disposição a um número maior de interessados nas próximas semanas.

Durante o último trimestre, o faturamento bruto do Google somou US$ 1,26 bilhões com praticamente toda a receita gerada com os anúncios vinculados a buscas. Usuários do programa do Google que coloca anúncios em sites tinha que concordar anteriormente que suas propagandas seriam exibidas em qualquer parte da rede de conteúdo do Google. Enquanto os donos dos sites ficavam satisfeitos com o recebimento de parte das receitas dos anúncios, os anunciantes reclamavam que não tinham qualquer controle sobre os sites que os exibiam.

A nova ferramenta do Google vai permitir que as empresas escolham os sites que exibirão seus anúncios. Por exemplo, os anunciantes podem escolher terem suas propagandas exibidas apenas por sites específicos ou em páginas sobre determinados assuntos, disse a gerente de produto do Google, Susan Wojcicki.

O Yahoo, um dos principais rivais do Google, também oferece um sistema que permite aos anunciantes escolherem onde publicarem suas propagandas.

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