3 razões pelas quais Adwords e SEO formam o casamento perfeito

Entre as estratégias de marketing digital para que as marcas estejam no topo das pesquisas no Google Adwords e SEO podem parecer investimentos opostos.

Fábio Ricotta, especialista em marketing de performance e fundador da Agência Mestre, explica que o Adwords e o SEO são totalmente complementares. “Enquanto uma se baseia na compra de anúncios, a outra exige a criação de conteúdo de qualidade para conseguir resultados orgânicos”, explica o especialista, que lembra que o percentual de investimento em SEO e em links patrocinados deve ser atrelado ao estágio de desenvolvimento do produto ou serviço. “Um produto novo, que ainda precisa levantar demanda, terá que contar fortemente com a rede de display do Adwords”, destaca. Segundo Ricotta, não adianta a marca ou produto estar em primeiro lugar do Google na busca orgânica se este termo não for procurado por ninguém.

O especialista conta os três principais motivos que fazem com que o SEO forme um casamento perfeito com o Adwords.

seo e adwords

1 – Tráfego gratuito e de qualidade

O especialista ressalta que o bom posicionamento nos resultados orgânicos do maior site de busca do mundo permite que a marca tenha tráfego gratuito e de qualidade, ou seja, apenas de quem se interessa pelo seu produto ou segmento. “Quem está no primeiro ou segundo lugar do Google, para um termo de alto volume de busca mensal, vai ter muitas visitas sem a necessidade de se investir muito dinheiro em anúncios patrocinados”, afirma Ricotta. O investimento em Adwords funciona justamente para que a marca chegue neste ponto.

2 – Otimização dos anúncios em longo prazo

Ricotta explica que os resultados dos investimentos em SEO ocorrem em médio e longo prazo. “Em geral, os melhores resultados na busca orgânica costumam vir com o tempo, porque o trabalho de otimização de sites e geração de conteúdo de qualidade ganham força com o passar dos meses”, destaca. As melhores estratégias de SEO consistem em melhorar o conteúdo das páginas, manter o site sempre atualizado, com uma ótima experiência de navegação para o usuário. “É preciso escrever conteúdos otimizados, com os termos e palavras-chave que são mais utilizados pelos usuários no momento da busca”, afirma o especialista. Para ele, é importante investir em Adwords e SEO ao mesmo tempo. “Enquanto o primeiro traz resultados imediatos, o segundo colabora para o investimento em anúncio caia gradativamente nos meses seguintes”.

3 – Mais barato que o Adwords

O empreendedor mostra que o objetivo é que a empresa não tenha que investir pesadamente em anúncio quando os resultados de SEO começarem a aparecer. “Conforme se conquista competitividade alta no Adwords e uma demanda alta de buscas, o SEO é que vai precisar receber maiores investimentos, por conseguir ser mais barato que o Adwords no final do processo”.

Por fim, Ricotta ressalta que estas estratégias do Maketing Digital tem como um de seus pontos mais interessantes a possibilidade de mensurar a eficiência de uma campanha. “Você pode realizar testes para ver qual modelo de página converte melhor ou qual anúncio gera mais resultados, além de medir a taxa de conversão e otimizar as ações de marketing para atingir o melhor resultado”.

O empresário também ensina que uma estratégia completa de marketing digital deve contemplar diversas ações para melhoria do posicionamento nos resultados orgânicos e uma constante otimização nos anúncios de links patrocinados em busca do melhor retorno sobre o investimento. “Por isso, além de anunciar no Google, também é interessante explorar os anúncios patrocinados em redes sociais e sites de nicho que cedem espaço para publicidade”, conclui.

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *