Golpistas na Web usam falso site do eBay


11/12/2002

Trapaceiros tentando roubar informações sobre cartões de crédito dos 55 milhões de usuários da casa de leilões online eBay parecem ter estabelecido um falso site na Web que imita a empresa. A informação foi dada por Dean White, coordenador do grupo norte-americano SANS Institute Internet Storm Center na região Ásia-Pacífico.

A trapaça envolvia e-mails que solicitavam que os destinatários visitassem um site na Web sediado na Flórida, ebayupdates.com, e que atualizassem seus dados financeiros do eBay.

O site fraudulento ostentava o logotipo e as cores do eBay, mas não parecia ter qualquer conexão com o verdadeiro eBay, disse White à Reuters. Representantes do eBay na Austrália não foram localizados imediatamente para comentar, mas a empresa fez um alerta geral em seu site na Web, instando cautela quanto a e-mails que solicitassem senhas ou números de cartão de crédito.

“Alguns membros registraram tentativas de ganhar acesso a informações pessoais deles por meio de solicitações via e-mail falsamente identificadas como provenientes do eBay”, anunciou a empresa. “Essas solicitações freqüentemente contêm links para páginas da Web que solicitam que o usuário se conecte e forneça informações. Funcionários legítimos do eBay jamais solicitam as senhas dos usuários”.

O e-mail fraudulento, que White forneceu à Reuters, tem por título “erro de cobrança no Ebay (sic)”, e começa com “Caro membro do Ebay, nós do Ebay lamentamos informar que encontramos problemas com as informações de cobrança em sua conta”.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.