GM desenvolve sistema para interligar sua cadeia de valor


05/07/2003

A General Motors (GM) do Brasil acaba de concluir a segunda etapa do projeto “Direct Shipment”, uma iniciativa que une a montadora com sua rede de 450 concessionárias espalhadas pelo Brasil e com fornecedores de itens específicos de difícil armazenagem. O projeto estreou em dezembro do ano passado e agora ganhou recursos de gerenciamento e rastreamento de pedidos. Hoje o sistema cataloga 1.600 itens de 20 fornecedores. Em dois anos, a meta é chegar a 50 fornecedores.

“O Direct Shipment permite receber os pedidos das revendas e encaminhar a requisição direto para os fornecedores, tudo eletronicamente. Passamos todos os detalhes e o fornecedor entrega o que foi encomendado para cada concessionária”, explica Helio Silva, gerente de sistemas da GM.

O sistema gera economia por eliminar burocracia e reduzir os custos de inventário. A GM estima uma redução de US$ 1 milhão ao ano somente com estoque. “É um projeto inteiramente justificado. O retorno sobre o que foi investido deve ocorrer em menos de um ano.”

O sistema é dividido em duas formas de atuação. No Direct Shipment Comitioned, a GM faz o pedido, mas a nota sai do fornecedor direto para o concessionário e a GM recebe uma comissão do fornecedor pelo serviço. No Direct Shipment Order, o fornecedor fatura a GM e a montadora emite outra nota para a concessionária com uma margem extra para cobrar pelo serviço. (segue)

Ricardo Cesar

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