Genesys traz portal de voz ao Brasil


07/06/2004

Com o objetivo de reforçar a sua presença no mercado brasileiro, a Genesys, subsidiária independente da Alcatel e especializada em soluções para contact center, anunciou a primeira solução de portal de voz no país. O lançamento, batizado de Voice Portal, conta com plataforma aberta baseada em XML.

Alejandro Migliora, vice-presidente da Genesys para América Latina, explica que a entrada no mercado de atendimento automático foi uma decisão tomada há um ano, e que culmina com o lançamento desse novo produto. “É uma nova geração de URA (unidade de resposta audível), mas com a vantagem de se integrar à infra-estrutura já existente na central, não exigindo novos investimentos”, defende o executivo. Ele acrescenta que a economia pode chegar a 40%, principalmente por evitar a utilização de um software proprietário e custos com manutenção.

Migliora enxerga o Voice Portal como uma tendência para o mercado brasileiro e que deve se firmar no prazo de um ano, se o país repetir a experiência dos Estados Unidos. Com isso, as expectativas do executivo são de que a plataforma represente, em curto prazo, entre 20% e 25% do faturamento total da companhia na América Latina.

O executivo conta que as boas perspectivas também são provenientes do fato que a solução pode atender desde pequenas e médias empresas, até call centers com mais de três mil posições de atendimento. No Brasil, a Genesys ainda não conta com nenhum contrato fechado para o produto, mas espera que o primeiro se concretize ainda neste mês. Em território latino-americano, já possui quatro instalações: em Porto Rico, Equador, Colômbia e Argentina.

Olívia Nercessian é repórter da Telecom Negócios e do TelecomWeb

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