Gartner aposta em Web Services para 2003

Alexandre Mandl (Hotbits) O investimento das empresas em Internet está longe de ser uma prioridade no orçamento. Para o vice-presidente do Gartner, Jeff Schulman, o mercado utiliza apenas 5% do potencial das aplicações comerciais da Rede. A falta de investimento corporativo na Internet contrasta com o crescimento do consumo online, por isso Schulman enfatiza que as empresas têm que apostar em tecnologia para 2003. Segundo Schulman, os executivos não têm escolha à não ser investir em Web services. Como Web services, Schulman define desde a construção de sites de e-commerce até melhora da comunicação com fornecedores e consumidores. Grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Sun e IBM fornecem soluções corporativas completas de Web services. As empresas que querem aumentar sua participação no comércio online podem optar por soluções prontas ou desenvolver seu próprio projeto.As ferramentas eletrônicas são importantes até porque são umas das poucas alternativas para as empresas se manterem atualizadas com os hábitos do mercado. Schulman é direto quando explica que a Web pode eliminar parte do longo processo de encomenda de serviços, “meu conselho é que as empresas criem uma rede que alie o mercado consumidor direto com os seus fornecedores”.Mesmo confiante na integração de processos corporativos através de soluções tecnológicas, Schulman faz ressalvas. “Não adianta uma empresa criar soluções operacionais unilaterais, identificar os pontos fortes de outros parceiros e cooptar sua tecnologia também é muito importante”, comentou ele.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.