Gafisa amplia vendas online


28/07/2003

A construtora e incorporadora Gafisa, com forte atuação no eixo Rio-São Paulo, vem investindo R$ 1 milhão por ano no mercado virtual. Cerca de 27% das vendas da empresa são fechadas pela Internet. “É muito valioso para nós fazer este mercado crescer. Além das facilidades que a Internet traz para o negócio, o nosso retorno anual costuma ser de R$ 50 milhões”, diz Marcelo Junqueira, gerente de incorporação da Gafisa.

O site da Gafisa recebe anualmente 1,3 milhão de visitas, em sua maioria pessoas interessadas em conhecer e comprar imóveis. Para facilitar a visualização dos empreendimentos, a empresa criou ferramentas como o folheto eletrônico, que possui imagens em 3D, que permitem que o interessado possa passear pelos ambientes e ver todos os detalhes, como num filme.

Complementando o “passeio” virtual, há todas as informações do empreendimento (número de ambientes, quartos, medidas, descrição da área de lazer, etc.) e as formas de pagamento (tabela de financiamento e valores de unidades específicas).

Para quem ainda tiver dúvidas sobre o imóvel, há um atendimento online, funcionando durante o horário comercial, através do qual o usuário pode tirar dúvidas com a equipe de telemarketing virtual. O cliente pode ainda acompanhar a obra do imóvel e saber exatamente em qual etapa ele está.

Se o interessado quiser fechar a compra, ele faz uma pré-reserva online e aguarda o envio de todos os documentos. Todo o sistema é seguro e criptografado.

Com a compra realizada, a empresa e o cliente trocam documentos por Sedex. Esta facilidade permite que pessoas que morem fora do país possam comprar imóveis.

Segundo Junqueira, quem mais compra pela Internet é a classe média e o investidor, ou seja, pessoas que compram para alugar ou vender. “Os tipos de imóveis que têm mais procura são os de classes média e econômica. É um erro pensar que pessoas de nível financeiro mais alto compram mais por Internet, pois nossas maiores vendas virtuais são os empreendimentos de valores mais baixos”, diz o gerente.

Fábio Barros

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.