Futurizando sua empresa


27/02/2005

Sua empresa ainda é dirigida pela oferta?
Para futurizar sua empresa você precisa aprender a deixar seus clientes indicarem o caminho.

A transição do Velho Mundo da gerência de negócios para o Novo Mundo de clientes Web é um acontecimento único e bastante singular. Antes do ano 2000, as empresas “empurravam” os produtos para os clientes que estavam à espera deles. No ano 2000, os clientes “puxam” os produtos e serviços de acordo com a demanda. Em 2010, os compradores, em sua maioria, estarão conectados, completando a “Revolução Conduzida pelo Cliente”. Agora, na virada do século, muitas empresas estão começando a sentir a “batata assando”. No Velho Mundo o cliente não tinha escolha. No Novo Mundo, os clientes têm todo poder. Exatamente como um tornado varrendo tudo pela frente, a revolução conduzida pelo cliente varrerá do mapa as empresas que mantiverem as estratégias do Velho Mundo.

A Revolução conduzida pelo cliente está apenas começando. As pessoas querem transporte, entretenimento e segurança, mas estão prestes a solicitar estes elementos de formas que não podemos sequer imaginar nos dias de hoje.Qual a visão do futuro ? Você consegue enxergar dois anos, que sejam, à sua frente ? De que vale sua visão corporativa se seus clientes não vão cooperar ? Quantos soldados você perderá antes de compreender que perdeu a batalha porque eles não estão equipados e treinados como deveriam ou porque não estão na direção correta ?

Nos últimos anos, tive a oportunidade de observar e estudar centenas de empresas, grandes e pequenas, caminharem para a “praia” e, decididas colocarem apenas os dedos dos pés na água.

“Futurizar” significa preparar seu negócio para o Novo Mundo dos e-customers. Quando a revolução conduzida pelo cliente atingir a área de atuação da sua empresa, mudanças ocorreram.

Para futurizar sua empresa externamente, você deve aprender a captar a visão do cliente sobre seu sistema na Internet. As empresas na sua maioria, não fazem perguntas certas quando estão se preparando para entrar no mundo on-line. Em consequência, o que oferecem não é realmente o que os clientes esperam. Para futurizar sua empresa internamente você precisa aprender a deixar que seus clientes indicarem o caminho. Eles é que terão a visão.


Vagner Molina é consultor empresarial especializado em Planejamento, Marketing, Gestão para E-business e E-commerce, além de ser membro do grupo de consultores especializados do SEBRAE, onde ministra palestras e treinamentos para micro e pequenos empresários de todo Brasil.

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