Fornecedor lança solução de Cartório Online


28/10/2003

A Maxxdata Solutions and Technology anunciou a criação do Cartório Online, solução que permite a qualquer pessoa ou empresa obter, em minutos, a autenticação de documentos ou o reconhecimento de assinaturas digitais, através da Internet, com validade jurídica e fé pública.

Desenvolvido sobre o padrão PKI (Public Key Infrastructure – Infraestrutura para Chaves Públicas), o produto permite que um arquivo, uma vez autenticado ou com assinatura digital reconhecida, seja enviado para vários destinos.

“Hoje existem empresas que precisam pagar por cada autenticação ou reconhecimento de assinatura de um mesmo documento impresso demandado por mais de uma pessoa ou em processos diferentes. Quando este documento está em formato digital, paga-se por apenas uma autenticação ou reconhecimento, uma vez que ele pode ficar armazenado num computador, disquete ou CD-ROM sem prejuízo para sua validade jurídica”, explica Max Vinícius Felipetto Malta, Coordenador de Tecnologia da Maxxdata.

Como o aplicativo fica armazenado nos servidores da Maxxdata, o Cartório Online pode ser acessado de qualquer lugar através da internet, mediante uso de certificado digital, dispensando o usuário de instalar o software completo na máquina.

A partir do aplicativo destinado ao usuário, é possível executar todo o processo de autenticação e reconhecimento de um documento digital desde a inserção da assinatura digital. O sistema também gerencia o armazenamento desses documentos em pastas criadas automaticamente no computador, a exemplo, Documentos Originais, Documentos Assinados, Documentos Processados, Caixa de Entrada e Itens Enviados. Essa organização facilita a localização de documentos digitais e agiliza o trabalho dos usuários, evitando inclusive a solicitação repetida – e despesa desnecessária – de autenticação ou reconhecimento de assinatura digital.

Podem obter a licença do Cartório Online pessoas ou empresas que já tenham certificado digital, tecnologia legalmente adotada no Brasil pela Medida Provisória 2200, de 24 de agosto de 2001, que instituiu a InfraEstrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), dando validade jurídica a documentos. Este certificado, segundo legislação brasileira é pessoal e intransferível e deve ficar armazenado num dispositivo móvel (um token ou smart card).

Quando o usuário acessa o Cartório Online, o aplicativo faz a leitura automática do token ou smart card conectados ao computador e verifica se o usuário é o “dono” daquele certificado. Em seguida verifica a validade do certificado e por fim confere se é um cliente credenciado do Cartório Online. O processo garante que somente usuários credenciados e com certificados válidos utilizem o aplicativo.

A licença do Cartório Online custa R$ 100,00 ao ano. As pessoas interessadas que ainda não têm certificado digital podem adquirir um kit da Maxxdata que dá direito a uma licença anual, a um certificado digital e um token com cabo de extensão. (segue)

Site relacionado: www.cartorioonline.com.br

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.