Ferramenta ajuda a criar reputação on-line

15/09/2007

Fazer compras on-line requer confiança entre o comprador e o vendedor, principalmente naqueles sites em que os produtos são oferecidos livremente. Tentando centralizar dados sobre a reputação das pessoas na web através de uma espécie de rede social, a empresa TrustPlus lançou a versão de testes de um sistema que coleta informações sobre os internautas para que eles possam gerenciar suas reputações e investigar a de outros usuários da web. Clique aqui para instalar o programa em seu computador.

A reputação on-line de uma pessoa é arquivada em uma variedade de sites independentes, como o Amazon, eBay e LinkeIn. Outras páginas, entretanto, não têm nenhum método para medi-la. O problema, segundo o diretor-executivo da TrustPlus, Shawn Broderick, é que esses níveis de confiança não são gerenciados de uma forma central, faltando-lhes muitas vezes contexto.

Sua empresa quer tornar esses dados mais palpáveis ao coletar informações sobre uma pessoa e disponibilizá-las todas as vezes que ela realizar negócios ou interagir on-line. Cada usuário dá às outras pessoas avaliações, incluindo informações sobre como eles entraram em contato. As classificações podem ser feitas em seis níveis de confiança.

Terrell Russell, diretor-executivo do sistema de gerenciamento de identidades on-line ClaimID e pesquisador na universidade da Carolina do Norte, nos EUA, afirma que a maior parte das pessoas não precisa se preocupar em ter uma reputação ruim on-line. “Um problema muito maior é a obscuridade total”, afirma. Mas ela nota que há casos em que não é possível fazer muita coisa para recuperar uma imagem arranhada.

 Amigos

Segundo o site da publicação “Technology Review”, o TrustPlus pode ser utilizado de diversas maneiras. Os usuários podem escolher instalar o software em seus navegadores, para que as classificações no site apareçam quando forem visitadas páginas como o eBay. Também é possível instalar o sistema em seu próprio site, assim como algumas páginas podem integrar-se a ele.

Quando analisarem a reputação de alguém via TrustPlus, os usuários irão descobrir que a classificação depende das circunstâncias. Uma pessoa que tem boa reputação como vendedor de eletrônicos, por exemplo, não terá a mesma classificação ao vender uma casa, por falta de histórico neste contexto.

 Além disso, as classificações são afetadas pelas redes de amigos. Uma aplicação do site, chamada Trust Circle, permite que os usuários especifiquem em quais opiniões eles confiam mais. As taxas de confiabilidade têm peso diferente dependendo de quem a pessoa conhece — quando um comprador está buscando a reputação de um vendedor on-line, as classificações que terão mais peso são aquelas dadas pelos amigos do comprador. Isso é poderoso, afirma Broderick, pois previne que pessoas desonestas aumentem sua reputação artificialmente com a ajuda de seus amigos.

Faça o download do TrustPlus para Internet Explorer
Faça o download do TrustPlus para o Mozilla Firefox

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *