F2b cria serviço de pagamento por telefone


03/05/2004

A F2b acaba de lançar no país o Celpag, um sistema de pagamentos online para usuários de telefones celulares ou fixos, que dispensa o uso de cartão de crédito ou conta bancária. Para realizar uma transação financeira basta que o usuário e o comerciante estejam cadastrados no site da empresa. O cadastro funciona como uma conta virtual, desse modo, a notificação da compra ou venda de produtos e serviços é efetivada por meio de mensagem de texto e o acompanhamento pode ser feito pela internet a qualquer momento.

O Celpag associa a tecnologia de portais de voz com a de transações na internet e foi totalmente desenvolvido no Brasil, utilizando VoiceXML e Java. Atualmente, a solução está sendo adaptada para lançamento nos Estados Unidos.A empresa está em fase de prospecção de estabelecimentos comerciais de modo a ampliar o leque de opções do serviço. Para o usuário, toda a operação é gratuita. Já para o comerciante, há a cobrança de taxa de 3% do montante total no momento em que o pagamento vai ser resgatado.

A F2b desenvolveu uma plataforma própria e por isso o sistema funciona independente da operadora de telefonia da qual o usuário é cliente. “No momento, estamos conversando com algumas operadoras, como a TIM e a Vivo, que demonstraram interesse em contratar nossos serviços mas, por enquanto, nosso sistema funciona mesmo sem a parceria com as operadoras, apenas gerando o aumento de tráfego para elas”, esclarece Alexandre Gama, diretor financeiro da F2b.

Maria Adriana de Sousa é repórter do TelecomWeb e da Telecom Negócios.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *